Secretaria de cultura confirma retomada do Festival de Folclore e Carnaval

Retomada do evento cultural deve aproximar os artistas aos bairros de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O XV Festival Internacional de Folclore, previsto para acontecer em agosto de 2022 poderá ser descentralizado, conforme indicou a secretária municipal de Cultura, Miriê Tedesco, ao jornal O Nacional na segunda-feira (8). No sábado (6), houve o primeiro encontro de planejamento e organização do novo formato a ser implementado com a aproximação dos artistas aos moradores de alguns bairros do município.  

Marcando a retomada dos eventos culturais que projetam a cidade aos olhos de diversos países, a presença de diferentes manifestações artísticas, culturais e folclóricas em Passo Fundo e a interação com histórias plurais estão entre as prioridades para o evento. “Pensamos em levar o festival para alguns bairros possibilitando, assim, que escolas e comunidade desfrutem dos espetáculos de maneira mais fácil. Nós queremos levar o festival para as pessoas”, comentou Miriê.  

O calendário de atividades culturais será norteado pela temática “Passo Fundo: Cidade dos Festivais”, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal. “A história de Passo Fundo com os grandes eventos culturais é bastante significativa e nós estamos construindo o resgate e a retomada disso, a partir de uma série de iniciativas que vão servir de estímulo para o setor de eventos”, comentou o prefeito Pedro Almeida (PSD). 

Com dificuldades de realização, nos últimos anos, pelo incentivo financeiro, Miriê explicou que o festival será viabilizado através de leis de incentivo à cultura, apoios diretos e verbas do Poder Público Municipal. “A partir de agora, os contatos formais começam a acontecer. As tratativas começam neste mês”, mencionou a titular da pasta ao se referir aos artistas de diversas nacionalidades que desembarcarão no município para as apresentações.  

Na última edição, em 2018, o palco do evento recebeu artistas de mais de 11 nacionalidades que apresentaram, com trajes e gestos característicos, a cultura de países latinoamericanos, africanos e europeus aos mais de 30 mil estudantes das redes pública e privada, e demais spectadores.  

Carnaval será retomado 

Além do novo modelo do Festival Internacional de Folclore, a Prefeitura confirmou, na segunda-feira (08), um pacote de outras ações que serão promovidas ao longo do próximo ano. De acordo com a secretária de Cultura, 2022 será um ano “robusto para o setor cultural e artístico em Passo Fundo”. “Serão muitos eventos retornando e outros tantos sendo desenvolvidos, principalmente a partir da difusão deste conceito com o qual estamos trabalhando: Passo Fundo, cidade dos festivais”, argumentou ela. 

Conforme a secretária, a 15ª edição do Festival deverá ser a principal atração do ano, mas outras também serão incorporadas às festividades artísticas em Passo Fundo. “O Festival, após um hiato de três anos, retorna com um novo formato, pensado para reunir a comunidade em torno da emoção, alegria e sentimento de fraternidade entre os povos que o evento provoca em todos nós”, afirmou Miriê. 

Entre as iniciativas já confirmadas ainda estão o Carnaval Popular na Gare, o Danzpare, o Congresso Internacional de Folclore, a edição comemorativa dos 35 anos da Feira do Livro, Encontro de Etnias, o Festival Canto Galponeiro, o Festival Gastronômico da Estação Gare, o Festival de Coros, Cantata Natalina e a Mostra de Teatro. “Outras ações ainda serão incluídas na programação da nossa Cidade dos Festivais. Queremos fazer de 2022 um excelente ano para a cultura de Passo Fundo”, resumiu Miriê. 


Gostou? Compartilhe