O asfaltamento das ruas Livramento e Luiz Lângaro está com a metade do projeto já executado pela Prefeitura. Ao todo, dois quilômetros de asfalto irão melhorar o trajeto de quem utiliza a via, que liga bairros como Boqueirão, Dona Júlia, Cohab e Nenê Graeff e a ERS 324, além de facilitar o dia a dia de moradores e do comércio do entorno.
O prefeito, Pedro Almeida, destaca a importância da obra para a cidade. “Investir no asfalto e qualificar a mobilidade urbana são ações que impactam diretamente na vida das pessoas. As ruas Livramento e Luiz Lângaro são estratégicas porque unem diversos bairros e, pela sua importância, estavam entre as prioritárias para receberem as obras, assim como a Rua Minas Gerais, asfaltada no início do ano”, afirma.
De acordo com o secretário de Obras, Rubens Astolfi, a previsão é que toda a obra seja entregue em dezembro. “Já foram feitos todos os trabalhos de drenagem pluvial e canalização de esgoto e rede de água pela concessionária Corsan. Neste momento, estamos aplicando as camadas asfálticas. A obra conta com duas camadas: a primeira que chamamos de reperfilagem e a segunda que é a capa asfáltica, onde fica pista de rolamento dos veículos”, pontuou.
Mais iluminação
Para ampliar a iluminação e a visibilidade, toda a extensão que será asfaltada receberá reforços com lâmpadas de LED. Paralelamente às obras de asfaltamento, os dispositivos antigos já estão sendo substituídos.
Conforme o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, 77 lâmpadas de LED serão implantadas. “Todo o percurso dos dois quilômetros será contemplado com lâmpadas de LED. Serão 40 luminárias na Livramento, 30 na Luiz Lângaro e outras sete no trecho até a ERS 324, o que proporcionará melhora significativa na iluminação”, enumerou.
Mais segurança no trânsito
Ainda, para organizar o trânsito, a Secretaria de Segurança Pública está trabalhando na elaboração de um projeto de sinalização e de implementação de redutores de velocidade. Como a via é de ligação e registra movimento intenso diariamente, o objetivo é assegurar a segurança de motoristas e pedestres.
O secretário da pasta, João Darci Gonçalves, identifica que o projeto é construído tendo em vista a avaliação de equipes técnicas e a participação da comunidade. “Efetuamos os levantamentos técnicos de sinalização, possíveis redutores de velocidade e modificações para dar mais segurança aos usuários. Também ouvimos a comunidade, por meio dos líderes de bairros, para identificar as demandas dos moradores. A sinalização terá foco na visibilidade, principalmente, nos cruzamentos, com pintura do solo, placas de sinalização e tachões para canalizar o fluxo”, mencionou.
Em uma reunião realizada no fim de outubro, foram discutidas: a introdução de dois redutores de velocidade físicos, sendo um próximo à Escola Municipal Urbano Ribas e outro na entrada do Bairro Cohab, com a preservação dos quatro já existentes no trecho; a regularização da proibição do estacionamento em frente ao PAR do Boqueirão, que é um segmento estreito; e uma alteração no trevo entre as ruas Livramento e Luiz Lângaro com sinalização e tachões para canalizar o trânsito, possibilitando que motoristas que vêm do sentido Dona Júlia – Avenida Brasil possam continuar fazendo uma conversão à esquerda de forma segura. Outra mudança prevista é com relação aos pontos de ônibus, que é estudada com as concessionárias de transporte público para melhorar o trânsito sem prejudicar quem utiliza o sistema.
De acordo com Gonçalves, os cruzamentos terão atenção intensificada. “Esse projeto inicial não conta com modificações que irão alterar a rotina dos motoristas nas vias. Mas busca proporcionar mais segurança, especialmente, nos cruzamentos que concentram uma passagem elevada de veículos”, ponderou.