Nessa terça-feira (23), Passo Fundo chegou no marco da vacinação contra a Covid-19 com a cobertura dos adolescentes de 12 anos. O município também registrou um novo recorde: foram 5.361 doses aplicadas em um único dia, somando os números do CTG Lalau Miranda e das unidades de saúde envolvidas na campanha.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a cidade soma índices satisfatórios, tendo 97,1% da população vacinável, a partir dos 12 anos, com a primeira dose e 82,3% com o esquema completo. “São resultados conquistados a partir do esforço da Prefeitura e de todas as equipes responsáveis pela campanha, além da conscientização das pessoas sobre a importância da vacinação”, enfatiza.
Os reflexos da vacinação podem ser vistos no boletim epidemiológico da Covid-19, publicado diariamente pela Prefeitura. No último relatório, os casos ativos da doença caíram para menos de 100, o menor número desde que o cálculo começou a ser divulgado nos canais oficiais de comunicação do Município, conforme informações da assessoria de imprensa da PMPF. Ainda, estão em queda as hospitalizações de moradores da cidade: atualmente, os hospitais contabilizam cinco pacientes em leitos clínicos e cinco em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Ao destacar esses dados, a secretária de Saúde chama a atenção para a importância de a população continuar engajada com a vacinação. “O esquema completo é muito importante para evitarmos as formas graves da doença”, justifica.
Alerta para o grupo dos 18 aos 34 anos
Quase todos os grupos vacináveis têm mais de 90% da população com o esquema completo. A única exceção é o público-alvo dos 18 aos 34 anos.
Cristine faz um alerta para as pessoas que estão nesse grupo: “queremos fazer um chamamento para essa população para que fique atenta ao cronograma de aplicação de segundas doses e conclua o esquema. É preciso haver um esforço conjunto para que consigamos seguir controlando os baixos índices de casos”, considera.
Vacinação em progresso
A vacinação continua nesta semana com a aplicação de segundas doses da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. Ainda, recebem a terceira dose os idosos com 60 anos ou mais, profissionais e estudantes da saúde que fizeram a segunda dose há cinco meses ou mais e pacientes imunossuprimidos que receberam a segunda dose em um intervalo mínimo de 28 dias.
A campanha é realizada atendendo às determinações nacionais e estaduais e observado as doses recebidas. Toda semana, a Prefeitura publica um novo cronograma definindo os públicos-alvo e as salas de vacinação. É possível conferir o calendário nas redes sociais e também no site.