Os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres constituem um movimento internacional que busca abordar as formas de violência e orientar sobre a rede de atendimento às mulheres. Em Passo Fundo, uma série de atividades está sendo realizada, mobilizando toda a sociedade para o debate.
De acordo com a coordenadora da Mulher, Eni Hanauer, a campanha se tornou ainda mais importante com a pandemia e o distanciamento social. “A pandemia potencializou a violência contra as mulheres, agravando situações. Durante os 16 dias, em diversas frentes, serão desenvolvidas ações para as mulheres que tratam, sobretudo, dos direitos e do acesso a serviços de acolhimento”, enfatizou.
A rede municipal de atendimento às mulheres vítimas de violência abrange a Coordenadoria da Mulher, que articula ações com demais órgãos e entidades, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que fornece orientações sobre os serviços, e a Casa de Apoio à Mulher, que acolhe institucionalmente às mulheres vítimas de violência. Além disso, Passo Fundo tem a Delegacia da Mulher e a Patrulha Maria da Penha e conta com diversas entidades não governamentais que contribuem com ajuda.
Programação
26/11
UPF PROJUR MULHER fará uma conscientização sobre violência doméstica
Local: campus I da UPF
Horário: 13h30 às 17h
29/11:
APACE fará uma integração com as mulheres
Loca: Apace
Horário: 14h
30/11
Roda de Conversa com mulheres acompanhadas pela Cáritas
Local: Cáritas
Horário: 9h30
06/12:
Feira de Artesanato com as mulheres da Economia Solidária
Local: Praça da Cuia
Horário: 9h às 17h30
Parceria: Coordenadoria da Mulher e Coordenadoria do Idoso, Conselho Municipal e Prefeitura
10/12:
Varal Solidário
Local: Centro de Referência de Atendimento à Mulher do Bairro Zachia
Horário: 13h às 16h
11/12:
Roda de Conversa com a Equipe da Casa de Apoio à Mulher Maria da Penha
12/12
Dia Internacional dos Direitos Humanos