Festa Literária incentiva a promoção da leitura em Passo Fundo

Até o domingo, a comunidade vai poder participar de bate-papos com escritores locais, assistir a contação de histórias, interagir com artistas da cidade e também conhecer um pouco mais das livrarias

Por
· 2 min de leitura
Foto: Diogo Zanatta/PMPFFoto: Diogo Zanatta/PMPF
Foto: Diogo Zanatta/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os livros, a música, as apresentações artísticas e culturais e o olhar curioso de quem descobre novos mundos através da leitura estão preenchendo o espaço da Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare. Até este domingo (05), o local é o palco da Festa Literária 2021, uma iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo e da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), com apoio e participação de entidades e livrarias da cidade, que iniciou na quarta-feira (01) com o objetivo de estimular e promover o livro em Passo Fundo, preparando também a 35ª edição da Feira do Livro, programada para ocorrer em 2022.

Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, a Festa Literária é um espaço afetivo de amor e envolvimento com o livro. “Foram estes sentimentos que estimularam a Prefeitura e a Associação dos Livreiros a promover a Festa Literária. Construímos um caminho entre as edições da Feira do Livro que vinham acontecendo até então com o objetivo de retomarmos o evento em 2022, superando este período de pandemia. A próxima estação da Feira é, sem dúvida, um lugar de celebração e alegria, principalmente porque no próximo ano comemoramos a 35ª edição da iniciativa”, explicou Miriê.

Até o domingo, a comunidade vai poder participar de bate-papos com escritores locais, assistir a contação de histórias, interagir com artistas da cidade e também conhecer um pouco mais das livrarias que, tradicionalmente, participam da Feira do Livro, segundo a assessoria de imprensa da UPF. “Além desta proposta de fomentar o gosto pela leitura e preparar a cidade para o evento em 2022, a Festa Literária também aproxima a comunidade e as escolas deste espaço que é a Estação de Arte, na Gare. Todos estão convidados a participar e aproveitar a oportunidade”, observou a secretária de Cultura.

A coordenadora da Feira do Livro, Silvana Rovani, explicou que a Festa Literária é um ato de dedicação ao livro e a Feira, que será retomada no próximo ano dentro da programação da Cidade dos Festivais. “Para os livreiros é também uma oportunidade de garantir as vendas no final de ano, estimulando as pessoas a olharem com mais atenção para o setor do livro. As livrarias que participam da Festa Literária estão com ofertas que chegam a 70%, tornando os livros também mais acessíveis”, apontou Silvana, acrescentando que muitas obras disponíveis nos estandes são de autores locais e regionais que merecem ser conhecidos do público. “Dá pra folhear o livro, interagir com os livreiros e até conversar com os autores”.

Silvana reforçou ainda que o acesso ao evento é gratuito e toda a comunidade está convidada a participar. “Precisamos que a comunidade também se engaje nesta atividade, valorize e conheça o que é produzido na arte, na cultura e na literatura em Passo Fundo”, disse ela, destacando que os protocolos de prevenção contra a transmissão do Coronavírus estão sendo adotados. “É obrigatório o uso de máscaras no espaço, há álcool em gel sendo disponibilizados e também foi respeitado o distanciamento entre os expositores. Com todos os cuidados é possível aproveitar o evento, incentivar o setor livreiro e estimular a cultura local”.



Gostou? Compartilhe