Ao longo deste ano, o Procon em Passo Fundo foi responsável por mais de mil atendimentos à população local.
De acordo com o coordenador, Eduardo Hamel, foram mais de mil assistências prestadas à comunidade em diversas frentes de atuação. “Chama a atenção, porém, o grande número de demandas relacionadas aos empréstimos consignados feitos sem o consentimento dos consumidores, principalmente aposentados e pensionistas”, avalia ele.
Na semana passada, o órgão de defesa do consumidor no município recebeu a visita do diretor Executivo do PROCON/RS, Lucas Fuhr, que também participou da inauguração do Centro de Extensão e de Práticas Jurídicas, vinculado a Universidade de Passo Fundo (UPF), conforme a assessoria de imprensa da PMPF. Para Fuhr, o fortalecimento do sistema estadual de defesa do consumidor passa pela atuação dos Procons municipais. “O PROCON/RS considera fundamental conhecer o trabalho dos Procons municipais. Em Passo Fundo, o trabalho que vem sendo desempenhado é de expressiva qualidade, com equipe que desempenha, através dos estagiários, sob a coordenação do Eduardo Hamel, um papel excelente nos números de atendimentos presenciais”, observou ele, enaltecendo também a articulação entre o município e a UPF.
Para Hamel, a atuação do PROCON PF, que está vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem sido fundamental na mediação dos direitos do consumidor. “Durante o ano de 2021, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, com base no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), o PROCON realizou mais de mil atendimentos a comunidade passo-fundense, através de atendimentos remotos e presenciais”, ponderou, acrescentando que é importante salientar o comprometimento dos funcionários do órgão que atua na proteção e defesa dos consumidores.