Depois de um ano de orações, agradecimentos e motivações a distância, as comemorações em homenagem à Nossa Senhora da Conceição voltam a acontecer de maneira presencial nesta quarta-feira (8). Com início às 10h, a missa festiva à padroeira do município também marca os 174 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Após a celebração, será realizado junto ao Salão Paroquial da paróquia a venda e retirada da lasanha para levar, que terá o valor arrecadado revertido em ações de manutenção pastoral e paroquial.
Carregando a temática “Com Maria, ser Igreja, Povo de Deus”, a Novena de Nossa Senhora de Conceição foi realizada do dia 28 de novembro até a noite de ontem (7). Em 2020 as missas em homenagem à padroeira foram transmitidas pelas redes sociais, já neste ano, as celebrações contaram com a presença da comunidade, que voltou a preencher o silêncio da paróquia. “Vemos mais alegria nos olhos das pessoas, já que elas puderam se ver. Não se abraçar, mas só o fato de se verem, estarem juntas, de poderem rezar e cantar um novo ano e um novo espírito está nessas pessoas que participaram conosco”, relatou o Padre Adelar Dalsoto, que coordena a Igreja Matriz de Passo Fundo.
Durante a pandemia, fiéis continuaram a cultivar sua fé acompanhando celebrações pelas redes sociais, na televisão e no rádio, entretanto, o Padre Adelar traz a importância da volta da população às igrejas. “Faz diferença na vida delas terem a oportunidade (...) a presença e a afetividade de um com o outro ajuda a expressar a espiritualidade, a fé”, apontou.