Técnicos do Cindacta II ligaram e testaram os PAPIs do Aeroporto

Ground check coloca em operação os dois módulos que ainda serão aferidos por aeronave-laboratório

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Foto – Michel Sanderi – PMPFFoto – Michel Sanderi – PMPF
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Em mais um capítulo das exigências técnicas, na terça-feira, 14, foi realizado no Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo, o ground check nos PAPIs – conjunto de luzes que indica a rampa ideal de aproximação final. O serviço, para colocar em operação o sistema, foi realizado por técnicos do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). Vindos de Curitiba, os dois sargentos-especialistas da FAB, chegaram por volta das 8h30 ao local, com o acompanhamento de um major da Aeronáutica vindo da Base Aérea de Santa Maria. Recebidos pela administradora do Aeroporto, Clarice Beffart, seguiram para o trabalho de campo. O engenheiro Itacir Fernando de Souza, do DAP - Departamento Aeroportuário do RS, responsável pela fiscalização da obra, e o engenheiro Fernando Derques Lopez, da Engelétrica, acompanharam a ativação dos equipamentos.

Equipamentos ligados

Os técnicos iniciaram os trabalhos conferindo as instalações do conjunto de sinalização na lateral da cabeceira 09, aquela que fica do sentido do centro da cidade. Ainda ao final da manhã, vistoriaram as instalações junto à cabeceira 27, próxima ao Parque Wolmar Salton. As caixas de luzes foram instaladas em junho deste ano. Porém, somente nesta terça-feira o equipamento foi ligado, depois testado e, em seguida, ajustado de acordo com o ângulo necessário para operação. Pronto. Os PAPIs estão instalados, ligados e funcionando. Porém, por se tratar de um sistema de precisão, ainda necessitará de um novo ajuste. Será como uma sintonia fina, esta realizada através de uma aferição em voo.

Grupo de Trabalho da Prefeitura

Para acompanhar o ground check, o Grupo de Trabalho da Prefeitura de Passo Fundo esteve em visita ao Aeroporto Lauro Kortz. O secretário de Gestão do município, Dailon Barp, conversou com os técnicos. “Estamos auxiliando o Estado, dentro das competências legais, para que o nosso Aeroporto seja reaberto, retome os voos diários e passe a ocupar, novamente, o protagonismo da aviação regional”. Disse, ainda, que “a criação deste Grupo de Trabalho pelo prefeito Pedro Almeida é uma das ações práticas neste sentido”.

O que está pronto?

As obras para melhorias no Aeroporto Lauro Kortz iniciaram no final do ano passado. Seguindo um projeto elaborado há mais de cinco anos, a principal exigência técnica não foi priorizada: o alargamento da pista de 30 para 45m devido ao predominante vento de través. Para obras de recapeamento, grooving (ranhuras para escoamento da água da chuva) reforço da base do PCN nas cabeceiras e instalação de novo balizamento, a pista foi fechada em11 de janeiro deste ano. Abriria em maio, mas o atraso no envio dos PAPIs da Itália, exigências e trâmites técnicos levaram o DAP a solicitar sete prorrogações e o aeroporto permanece fechado até 31 de janeiro de 2022. Em outubro, a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, realizou uma inspeção na área operacional, checando todas as instalações da pista, incluindo o novo balizamento, agora com luzes LED. A partir disso, foi possível elaborar novas cartas de aproximação RNAV e viabilizar o ground check pelo Cindacta II para colocar em operação os PAPIs.

O que falta?

Em volume e visibilidade, as obras em andamento são o novo e amplo TPS - terminal de passageiros, e um pátio para receber quatro aeronaves de porte médio. O pátio está na fase final de concretagem e ainda receberá obras de acabamento. O TPS está em fase de complementação interna. Porém, para o retorno das operações, é imprescindível que a pista esteja homologada. E, sendo a pista o principal, o retorno de voos regulares poderá ocorrer ainda no terminal antigo. Para a homologação da pista, após a superação de várias etapas técnico-burocráticas, falta o laudo do ground check para acionar do GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo. Com uma aeronave-laboratório, o GEIV fará a calibragem final dos equipamentos. E, se tudo estiver correto, a ANAC deverá homologar a pista. Então o DAP solicitará um novo NOTAM desinterditando a área operacional. Assim, os voos da aviação geral retornam imediatamente, enquanto as empresas Azul e Gol irão readequar suas malhas para recolocar o destino PFB em seus sistemas.

 Os PAPIs em papo curto

O sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) é um conjunto de luzes que propicia a visualização ao piloto de uma rampa ideal de descida. Em Passo Fundo foram instalados dois conjuntos do equipamento produzido pela OCEM Airfield Technology do grupo Aretè & Cocchi Technology, com indústrias na Itália, França, Suíça, EUA e China. Cada conjunto tem quatro luzes vermelhas e quatro brancas que, na aproximação final, indicam uma rampa de descida para pousar com segurança. Foram instalados nas laterais da pista, próximo às cabeceiras. Em Passo Fundo, o PAPI substitui o sistema VASIS, que tem mais limitações e é menos preciso.

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