Mutirão de Limpeza nos Bairros realizou mais de 500 ações em 390 pontos

Programa da prefeitura promove serviços de manutenção e ajardinamento da cidade, além de fomentar a inclusão social através do Programa Apoiar e Comprometer (PAC)

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A execução dos serviços conta com servidores do quadro, terceirizados e pessoas que integram o programa assistencial Apoiar e Comprometer (Foto: Michel Sanderi/PMPF)A execução dos serviços conta com servidores do quadro, terceirizados e pessoas que integram o programa assistencial Apoiar e Comprometer (Foto: Michel Sanderi/PMPF)
A execução dos serviços conta com servidores do quadro, terceirizados e pessoas que integram o programa assistencial Apoiar e Comprometer (Foto: Michel Sanderi/PMPF)
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As ações de limpeza urbana, melhorias na iluminação pública e execução de projetos de sinalização de trânsito estão entre as atribuições da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG). Desde o primeiro trimestre de 2021, parte destes serviços são realizados com a participação de beneficiários do Programa Apoiar e Comprometer (PAC), que incentiva a inclusão social e a capacitação de pessoas para o ingresso no mercado formal de trabalho. “Inserimos na STSG uma equipe do PAC para instrumentalizar o programa Mutirão de Limpeza nos Bairros, o que vem trazendo bons resultados tanto na limpeza urbana quanto na cidadanização dos indivíduos”, observa o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

Em 10 meses de operacionalização do Mutirão de Limpeza, a equipe realizou mais de 500 ações em 390 pontos da cidade. “Este programa funciona como apoio às equipes da STSG, sendo muito importante para a organização da pasta”, complementa o prefeito, destacando que, em 2022, a administração municipal projeta ampliar o número de equipes inseridas no projeto. “Isto vai nos permitir também duplicar o volume de iniciativas feitas com o objetivo de garantir a limpeza da cidade, principalmente, nos bairros. Os trabalhos, como capinas e coleta de resíduos das vias públicas, são executados pelos PACs, também gerando oportunidades e renda a essas pessoas”.


Outras ações

Segundo o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello, ao longo de 2021, a Secretaria realizou um volume bem significativo de intervenções em todas as regiões da cidade. Para atender a todas as solicitações, as equipes da STSG são divididas e operam dentro de um cronograma. “Em razão da abrangência das atividades e do elevado número de pedidos que são manifestados à Secretaria, todas as solicitações que chegam durante a semana são incluídas em um cronograma de execução e distribuído às equipes de trabalho”, afirma.

A execução dos serviços conta com servidores do quadro, terceirizados e pessoas que integram o programa assistencial Apoiar e Comprometer (PAC). “Os servidores são divididos em três coordenadorias. Essa organização garante a qualidade, agilidade e eficiência no atendimento às demandas”, avalia Alexandre. Atualmente, o setor com maior demanda é o da iluminação pública, que teve 7,7 mil serviços realizados ao longo do último ano. As ações contemplam a execução de novos projetos e a substituição de lâmpadas.


Solicitações para serviços

Além de executar os serviços previstos no cronograma da prefeitura, as equipes da secretaria buscam resolver as situações direcionadas pela própria população. São disponibilizados canais de comunicação para que a comunidade encaminhe solicitações. Os pedidos para serviços de limpeza e manutenção de espaços públicos podem ser realizadas na própria Secretaria ou pelos telefones (54) 3313 7576 e 3316 7202. Já os serviços de revisão e manutenção de iluminação pública podem ser requeridos pelo telefone 3313 7792 ou, ainda, pela página da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br), na aba “Serviços – iluminação pública”.

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