Aeroporto Lauro Kortz passa por mais uma etapa de análises técnicas

Técnicos do Instituto de Cartografia Aeronáutica realizam medições para elaborar novas cartas

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Nova pista está pronta e com nova numeração (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)Nova pista está pronta e com nova numeração (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Nova pista está pronta e com nova numeração (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
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Nesta terça-feira, 11, em mais um capítulo das exigências técnicas para a homologação da pista do Aeroporto Lauro Kortz, serão realizadas medições para possibilitar a elaboração de novas cartas. Para isso, chegaram ontem a Passo Fundo os técnicos do ICA - Instituto de Cartografia Aeronáutica. Hoje, ele tem reunião com a equipe de engenheiros do DAP - Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul. Também participam do encontro o diretor do DAP, engenheiro Leandro Taborda, a administradora do Aeroporto de Passo Fundo, Clarice Beffart, além do pessoal que atua no serviço de rampa, atividades realizadas junto às aeronaves em solo. Não se trata de nenhuma uma reunião burocrática, pois o pessoal do ICA, que veio do Rio de Janeiro, tem como missão obter subsídios para a elaboração de novas cartas aeronáuticas. Após a coleta de informações, que deve durar até a quinta-feira, eles retornam ao Instituto de Cartografia Aeronáutica com o material necessário. Após a confecção das novas cartas, será possível a aferição em voo pelo GEIV. Cumpridos esses requisitos, o aeroporto deverá ser homologado.


Obras na pista

As obras para melhorias no Aeroporto Lauro Kortz iniciaram no final do ano passado. Seguindo um projeto elaborado há mais de cinco anos, a principal exigência técnica não foi priorizada: o alargamento da pista de 30 para 45m devido ao predominante vento de través. Para obras de recapeamento, groorving (ranhuras para escoamento da água da chuva) reforço da base do PCN nas cabeceiras e instalação de novo balizamento, a pista foi fechada em11 de janeiro deste ano. Abriria em maio, mas o atraso no envio dos PAPIs e outras exigências e trâmites técnicos levaram a sete prorrogações e o aeroporto permanece fechado até 31 de janeiro de 2022. Após a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, realizar uma inspeção na área operacional, foi possível viabilizar o ground check pelo Cindacta II para colocar em operação os PAPIs. Esse equipamento, que permite uma visualização de rampa ideal de aproximação final, é objeto da esperada aferição a ser feita GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo. 


Azul e Gol

Prosseguem as obras do novo e amplo TPS - terminal de passageiros, e um pátio para receber quatro aeronaves de porte médio. O pátio está na fase final de concretagem e ainda receberá obras de acabamento. O TPS está em fase de complementação interna. Porém, para o retorno das operações, é imprescindível que a pista esteja homologada. Porém, assim que a pista estiver liberada, as atividades prosseguem no antigo terminal de passageiros. Assim, os voos da aviação geral retornam imediatamente. Já as empresas Azul e Gol irão readequar suas malhas para recolocar o destino Passo Fundo em seus sistemas. Isso pode demandar em mais 30 ou 45 dias após a homologação da pista, pois as empresas necessitam reordenar as suas malhas operacionais.

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