Grupo de Trabalho do município visita aeroporto

Servidores técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) estão em Passo Fundo, nesta semana, fazendo as medições e marcações

Por
· 1 min de leitura
O trabalho dos técnicos do ICA foi acompanhado pelos secretários municipais (Foto: Jean Mognon/PMPF)O trabalho dos técnicos do ICA foi acompanhado pelos secretários municipais (Foto: Jean Mognon/PMPF)
O trabalho dos técnicos do ICA foi acompanhado pelos secretários municipais (Foto: Jean Mognon/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), estão trabalhando no levantamento topográfico e nas marcações da pista e outras áreas do Aeroporto Lauro Kortz. Os secretários municipais de Obras, Rubens Astolfi, e de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello, estiveram em visita na terça-feira ao Aeroporto de Passo Fundo. Eles integram o Grupo de Trabalho criado pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, para que a Prefeitura acompanhe todas as etapas até a liberação de todas as atividades no Aeroporto. “Este Grupo tem feito um trabalho muito importante, porque apesar das aferições e das liberações serem responsabilidade do Governo Federal e dos órgãos nacionais competentes, o Município pode colaborar em outras frentes de ação, que é o que vem ocorrendo”, disse Pedro.


Levantamento

As atividades do ICA, juntamente com o pessoal do Departamento Aeroportuário do RS, têm previsão de encerramento na próxima quinta-feira, 13. Conforme Astolfi, o ICA é responsável pelos levantamentos topográficos e pela conferência das marcações do PAPIs – os equipamentos de segurança que já foram aferidos pelo CINDACTA II, recentemente. “Os técnicos do Instituto estão fazendo as conferências do nivelamento da cabeceira e das áreas da pista, de manobra e do pátio”, explicou o secretário de Obras. Após a coleta de informações, eles retornam ao Instituto de Cartografia Aeronáutica com o material necessário. Após a confecção das novas cartas, será possível a aferição em voo pelo GEIV. Se cumpridos todos esses requisitos, o aeroporto deverá ser homologado.

 

Terminal

Simultaneamente, continuam as obras do novo TPS - terminal de passageiros, e um amplo pátio de aeronaves. Porém, para o retorno das operações, é imprescindível que a pista esteja homologada. As empresas Azul e Gol, que operavam em Passo Fundo, continuaram utilizando seus slots no Lauro Kortz. Assim que a pista estiver liberada, irão readequar suas malhas para recolocar o destino Passo Fundo em seus sistemas.


Gostou? Compartilhe