Passo Fundo se despede do dentista Antonio Augusto Pretto

Dr. Pretto, como era conhecido, foi uma figura marcante na trajetória do HCPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 2º Vice-presidente do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF), cirurgião-dentista Antonio Augusto Pretto, faleceu nesta quarta-feira (12), aos 85 anos de idade. O corpo será velado na Loja Maçônica Concórdia do Sul, a partir das 7h, do dia 13 de janeiro.  

Integrante da direção executiva do HCPF desde 1996, Dr. Pretto, como era conhecido, foi uma figura marcante na trajetória da instituição, contribuindo decisivamente para seu desenvolvimento e sustentabilidade. Com uma visão única, Antonio Augusto Pretto transformou exponencialmente o HCPF unindo pessoas, criando parcerias, fortalecendo a instituição e estruturando novos serviços.

Em nota, o HCPF afirmou que o Pretto deixa como legado o investimento na profissionalização da gestão, a valorização das parcerias médicas e a ligação com o ensino, área que foi responsável por viabilizar. "Somos imensamente gratos pela oportunidade de compartilhar valores com este homem íntegro, esmerado e entusiasta e por contar durante tanto tempo com sua liderança", diz o comunicado.


Trajetória

Antonio Augusto Pretto integrava o quadro social do HC desde 22 de novembro de 1974 e foi homenageado em 2018 com a inauguração da área verde integrada ao ambiente hospitalar, denominada Espaço Antonio Augusto Pretto. 

Odontólogo por formação, sua expressiva atuação foi fundamental também para o desenvolvimento do município de Passo Fundo no cenário de saúde e educacional. Sua trajetória pessoal suscitou no intenso reconhecimento de suas ações e personalidade marcantes.  

Também foi o primeiro ex-aluno a se tornar diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, onde exerceu os cargos de professor, coordenador de curso, conselheiro das instâncias administrativas da UPF e durante três mandatos foi diretor da unidade. Ao todo, foram 45 anos de atuação dedicados ao ensino e formação de profissionais na área de odontologia. 

 

ERRATA: No texto original, afirmamos que o Sr. Antonio Augusto Pretto era médico e não cirurgião-dentista, profissão de formação e dedicação de Pretto. O texto foi alterado e corrigido.

Gostou? Compartilhe