Obras, instalação de equipamentos, ajustes em solo, cartografia e, enfim, os PAPIs foram aferidos em voo. Na quarta-feira, 13, uma equipe do GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo, chegou a Passo Fundo para calibrar o equipamento. Por volta do meio-dia, o moderno Legacy 500, fabricado pela Embraer, pousou no Aeroporto Lauro Kortz. Com a pista interditada até 31 de janeiro, foi necessária uma notificação expedida às 00h25 de ontem. De acordo com o NOTAM E0072/22R, a pista ficou autorizada somente para operações de pouso e decolagem da aeronave do GEIV, que utiliza a denominação militar IU-50. Assim, após o almoço, o avião equipado com instrumentos de precisão para medições iniciou os procedimentos. Foram várias aproximações pelas cabeceiras 09 e 27. Em cada procedimento foram aferidos os ângulos das luzes emitidas pelos PAPIs. Os resultados finais servirão para uma análise que será divulgada no Relatório de Inspeção de Voo. A atividade contou com o apoio dos técnicos do ICA - Instituto de Cartografia Aeronáutica, que já estavam trabalhando no aeroporto.
Homologação
A aferição dos PAPIs é fundamental no desembaraço burocrático para a homologação da pista do Lauro Kortz. “Após isso, o laudo segue para o Cindacta II”, explicou o engenheiro Leandro Taborda, diretor-geral do Departamento Aeroportuário do RS. Depois, será anexado à documentação sobre o aeroporto para a homologação na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Além dessa etapa, outra excelente notícia é a relacionada a outro empecilho superado: o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo. “O PBZPA foi aprovado, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União do último dia 07”, informou Taborda. Assim, faltam poucos trâmites para que o Lauro Kortz seja reaberto às operações. “Mais um passo foi dado para a retomada das operações no Aeroporto de Passo Fundo”, completou o diretor do DAP.
PAPIs
Os PAPIs, equipamentos aferidos pelo GEIV, são conjuntos de luzes, vermelhas e brancas, ficam ao lado das cabeceiras e, de acordo com a visualização das cores, indicam jma rampa ideal de aproximação final para pouso. Produzido na Itália, o Precision Approach Path Indicator foi produzido pela OCEM Airfield Technology do grupo Aretè & Cocchi Technology, com indústrias na Itália, França, Suíça, EUA e China. O material adquirido para Passo Fundo veio da Itália e, devido à gravidade da pandemia no ano passado, sofreu um atraso pela interrupção nas atividades industriais naquele país.
Obras
Em 11 de janeiro, o Aeroporto Lauro Kortz foi fechado para os trabalhos na pista. A expectativa era pelo retorno das operações de pousos e decolagens em 12 de maio. As obras de recapeamento e melhorias foram finalizadas no prazo previsto. Mas os ventos da pandemia e as nuvens burocráticas atrapalharam. Foram necessárias sete prorrogações na interdição do aeroporto, através de NOTAMs. O último prorrogou o fechamento do Lauro Kortz até 31 de janeiro de 2022. As melhorias na pista foram o recapeamento, groorving (ranhuras para escoamento da água da chuva) reforço da base do PCN nas cabeceiras e instalação de novo balizamento. Estão em fase final de obras um novo e amplo TPS - terminal de passageiros, e um novo pátio de aeronaves.