Vacinação de crianças terá início na próxima quarta-feira

Cobertura iniciará pelas crianças com 11 anos completos que possuem comorbidades. O cronograma de vacinação seguirá as orientações estaduais e o quantitativo de doses recebidas. No dia 19, aplicação da vacina ocorre apenas na Central de Vacinas para este público etário

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em Passo Fundo, a vacinação das crianças contra a Covid-19 terá início na próxima quarta-feira (19). Seguindo o fluxo estabelecido pelo Governo do Estado, o Município começará a cobertura pelo grupo de 11 anos completos que possuem comorbidades. A vacinação será realizada na Central de Vacinas, das 8h às 15h.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o cronograma é definido e informado tendo em vista quantitativo de doses disponíveis. "Acreditamos que, neste primeiro momento, receberemos menos de mil doses. Então, faremos a vacinação por faixa etária, priorizando as crianças com comorbidades", afirma.

No dia 19, a Central de Vacinas receberá exclusivamente as crianças de 11 anos com comorbidades. Nesta data, não haverá outra atividade no local. A vacinação de demais grupos será transferida para outras unidades e divulgada pela Prefeitura no cronograma semanal geral.

Serão vacinadas crianças com alguma doença como hipertensão, diabetes ou asma, além das imunossuprimidas, conforme informações da assessoria de imprensa da PMPF. "Assim como definiu a Secretaria Estadual de Saúde, em nota divulgada recentemente, o Município também não irá exigir prescrição médica para a aplicação do imunizante", lembra a secretária.


Importância da vacinação

Ao falar sobre a cobertura vacinal das crianças, Cristine Pilati, que também é médica infectologia, defendeu a segurança dos imunizantes e frisou a relação entre a vacinação e a redução de internações em decorrência da Covid-19. “A aplicação das vacinas neste público de 5 a 11 anos será optativa para os pais. Não obrigaremos ninguém a vacinar. Mas os indicadores da pandemia mostram que a vacinação deu certo para reduzir quadros graves e as internações hospitalares”, pontuou.


Dia D

Para ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura também está programando a realização de um Dia D, em 22 de janeiro, contando com o envolvimento de todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde. “O objetivo dessa iniciativa, que vai ocorrer em um sábado, é facilitar que os pais ou responsáveis levem as crianças para vacinar”, enfatizou a secretária.

Gostou? Compartilhe