Município trabalha em um Plano de Negócios para a Roselândia

Objetivo é reposicionar o complexo como uma potencialidade turística para Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
 O turismo é uma pauta sólida dentro desenvolvimento econômico do município (Foto: Michel Sanderi/PMPF) O turismo é uma pauta sólida dentro desenvolvimento econômico do município (Foto: Michel Sanderi/PMPF)
O turismo é uma pauta sólida dentro desenvolvimento econômico do município (Foto: Michel Sanderi/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após anunciar a revitalização da Avenida Araucária, no Complexo Turístico da Roselândia, nessa terça-feira (25), a Prefeitura de Passo Fundo já está trabalhando na construção de um Plano de Negócios que explore as possibilidades turísticas e de novos investimentos para o local. A iniciativa é realizada em parceria com o Sebrae – RS.

De acordo com prefeito, Pedro Almeida, o Município deverá reposicionar o complexo, qualificando a sua infraestrutura e atraindo empreendimentos. “Queremos consolidar a Roselândia como um potencial turístico da região, que foi a proposta de sua criação. Para isso, a Prefeitura já está realizando obras em infraestrutura no espaço e buscando fomentar os investimentos”, disse.

O complexo abriga o Parque de Rodeios, área de ranchos, clubes sociais, kartódromo e recursos naturais, além de residências. Um dos objetivos do planejamento para o local é expandir as atividades existentes no espaço.

A coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae – RS, Amanda Paim, enfatiza a importância da elaboração de um Plano de Negócios que considere as características não só da Roselândia, mas da cidade e que pense nos desafios para que o espaço se configure como uma potencialidade no turismo. “Essa é uma oportunidade de Passo Fundo trazer esse espaço diferente para a utilização da comunidade, também enxergando o potencial da cidade no turismo regional. Um projeto estratégico possibilitará reposicionar o complexo e dará segurança aos investidores”, afirmou.

O turismo é uma pauta sólida dentro desenvolvimento econômico do município. Em 2021, o Município reativou o Conselho Municipal de Turismo a fim de unir o poder público, entidades e a iniciativa privada em iniciativas que estimulem o setor. "Diariamente, milhares de pessoas já vêm para Passo Fundo para acessar serviços e o comércio. A cidade pode ir além e ser destaque no turismo regional", ponderou o prefeito.


Revitalização da Avenida Araucária

O projeto de qualificação do acesso ao Complexo Turístico da Roselândia e ao Parque de Rodeios da Roselândia foi contemplado pelo programa Avançar no Turismo do Governo do Estado. A Avenida Araucária será revitalizada em uma extensão de quatro quilômetros (entre ida e volta).

De acordo com o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, o projeto criado pela Secretaria Municipal de Planejamento contempla drenagem, pavimentação asfáltica, implementação de ciclofaixa sinalizada e de um caminhódromo no canteiro central, além de nova iluminação e paisagismo. “A obra qualificará essa importante via para a comunidade que já reside ali e para as pessoas que utilizam os clubes e outros espaços de lazer e turismo disponíveis. Também melhorará o acesso ao distrito de São Roque e potencializará a atratividade da região para futuros empreendimentos”, mencionou.

O investimento será de R$ 5,4 milhões, com 3 milhões de recursos estaduais e R$ 2,4 milhões de contrapartida do Município. A obra será somada às melhorias já executadas pela Prefeitura, como a reestruturação do pórtico de entrada e intervenções no Parque de Rodeios.


Gostou? Compartilhe