Fiscalização ao cumprimento das regras sanitárias é intensificado no comércio

Acordo entre Poder Público Municipal e lojistas foi pactado diante do aumento nos contágios em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Foto: Jean Mognon/PMPFFoto: Jean Mognon/PMPF
Foto: Jean Mognon/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O uso correto de máscaras de proteção entre colaboradores e clientes, que por vezes parece ter sido esquecido, a disponibilização de álcool gel e a necessidade de distanciamento social voltaram a ser alvo da fiscalização municipal nos estabelecimentos comerciais de Passo Fundo diante da expressiva onda de contágios pelo coronavírus registrada na cidade, cujos testes positivos ultrapassaram 250 novos casos durante o final de semana.

Desde sexta-feira (28), os agentes da Secretaria Municipal de Segurança percorrem mercados e supermercados alertando sobre a necessidade de cumprir os protocolos sanitários para manter os locais seguros. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSD), lembrou que o município registra o aumento de casos da doença e que são necessários esforços coletivos para combater a disseminação do vírus. "A proposta da campanha Ambiente Seguro é conscientizar o comércio, os colaboradores e os clientes sobre a importância de cada um estar fazendo a sua parte. O município, além de articular essa ação e distribuir materiais gráficos para serem afixados nos estabelecimentos, está orientando de forma direta as empresas", salientou.

Todos os segmentos do comércio deverão receber as orientações e o material gráfico informativo, mencionou o secretário adjunto de Segurança, Ruberson Stieven. "Iniciamos com os mercados e supermercados e vamos avançar nas ações por categoria de comércio", enfatizou. Stiven pontuou, ainda, que, no início do ano letivo, as escolas municipais, estaduais e particulares também receberão ações. "Esse é um trabalho que vai continuar até que os números da pandemia reduzam, buscando conscientizar a população sobre a importância dos cuidados", frisou.

A ação orientativa conjunta, pactada entre o Poder Público e entidades representativas, pretende distribuir mais de 4 mil materiais gráficos às empresas, conforme estimou a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL). “Ao longo de quase dois anos, as medidas de combate à Covid-19 são conhecidas por todos, mas é importante destacar que os ambientes se

tornam seguros quando todos colaboram. Assim, as empresas seguem atendendo os consumidores com todos os produtos e serviços que eles desejam e com a segurança que todos precisam”, destacou o presidente da CDL, Fernando de Carli.


Onde solicitar materiais

Em reunião realizada no dia 18 de janeiro, as autoridades políticas municipais reafirmaram às entidades representativas a necessidade de que todos os estabelecimentos promovam os cuidados como o uso de máscara e higienização das mãos.

Segundo o prefeito, neste momento, o município não pretende emitir decretos restritivos, mas é necessário intensificar a prevenção. "Não há intenção de restringir. Por enquanto, continuaremos seguindo as determinações federais e estaduais. Mas queremos convocar a todos para que nos ajudem na conscientização", declarou Almeida.

Gostou? Compartilhe