Fechada para obras em 11 de janeiro de 2021, a pista do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo permanece interditada. Na sexta-feira, 21 de janeiro, atendendo solicitação do DAP - Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul, a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, publicou a oitava prorrogação no fechamento, mantendo o aeroporto fechado até 31 de março de 2022. Uma semana depois, na sexta-feira 28 de janeiro, foi publicado pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) o Relatório de Inspeção em Voo. Com número H0001/2022, o RELIV traz o resultado da aferição realizada pelo GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo. O problema detectado está relacionado às alterações de intensidade das luzes do PAPI da cabeceira 09.
Itens satisfatórios
Tendo por objetivo a homologação, a inspeção em voo foi realizada em 13 de janeiro. O PAPI é um sistema de luzes indicativas na aproximação final. As medições incluem um comparativo de valores previstos com os verificados em voo. Assim, foram checados os ângulos de transição alto, transição médio-alto, normal de rampa, de transição médio-baixo e transição baixo, além de largura da rampa. As oscilações apresentaram apenas variações mínimas de centésimos de grau. Assim, foram consideradas satisfatórias as condições do ângulo normal e largura da rampa, largura superior e inferior, cobertura utilizável e angular, clearance de obstáculos, além de contraste e identificação do sistema.
Não brilhou
O relatório aponta como defeituosos os itens intensidade e brilho das luzes e operação das lâmpadas. Ao contrário do antigo sistema VASIS, que era operado por chaves comutadoras, “os PAPIs são controlados por sistemas digitais comandados através de telas e interfaces digitais”, conforme o engenheiro eletricista Agner Grion, do Departamento Aeroportuário do RS. A intensidade do brilho das luzes tem cinco níveis e é alterada de acordo com a orientação dos pilotos para os controladores. Assim como ocorre com o balizamento (luzes laterais que demarcam a pista), o PAPI também deve ser adequado às necessidades do piloto. Assim, conforme a luz ambiente, posição e reflexos solares, a intensidade do brilho das luminárias deve permitir a visualização do indicativo sem prejudicar a visão a partir do cockpit.
- E agora?
O problema deverá ser sanado pelos fabricantes dos PAPIs. De acordo com o responsável pela fiscalização da obra, o engenheiro Itacir Fernando de Souza, do DAP - Departamento Aeroportuário do RS, o serviço poderá ser feito por videoconferência ou com a vinda de um técnico da Itália. Isso deve ser decido nesta semana com a presença do engenheiro Roberto Pires, do Consórcio Traçado-Engelétrica, que executa as melhorias no Aeroporto de Passo Fundo. Após nova aferição em voo, os PAPIs estarão habilitados ao uso e, enfim, a pista poderá ser também homologada. Assim, o DAP solicitará à ANAC a publicação de um novo NOTAM para o reinício das operações de pousos e decolagens no Lauro Kortz.
- O que é o PAPI?
O sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) é um conjunto de luzes que propicia a visualização ao piloto de uma rampa ideal de aproximação final. Em Passo Fundo foram instalados dois conjuntos produzidos pela OCEM Airfield Technology do grupo Aretè & Cocchi Technology, com indústrias na Itália, França, Suíça, EUA e China. Cada conjunto tem quatro luzes vermelhas e brancas que ficam na lateral da pista a quase 300 metros da cabeceira, permitindo indicar um ângulo de descida adequado até o ponto de toque. O PAPI substitui o sistema VASIS, que tem mais limitações e é menos preciso.
O que está no Relatório Imediato de Inspeção em Voo
“Durante a verificação de troca de brilhos, foi observado que o auxílio não altera a intensidade de brilho quando solicitado a troca do brilho 5 para o brilho 4. Além disso, quando solicitada a troca do brilho 4 para o brilho 3, uma ou duas caixas aleatórias (ora as caixas 1 e 2, ora as caixas 2 e 3 e em outro momento apenas a caixa 4 etc...) se apagam momentaneamente (em um intervalo de 1 segundo) e em seguida assumem a intensidade 3, conforme solicitado, as demais caixas mudam normalmente para o brilho 3. Quando solicitada a troca do brilho 3 para o brilho 2, nenhuma das caixas alteram a intensidade do brilho. Isso também acontece quando solicitada a troca do brilho 2 para o brilho 1. Ao retornar gradativamente da intensidade 1 até a intensidade 5, não ocorre o apagamento das caixas na troca do brilho 3 para o brilho quatro, contudo, os demais problemas se repetem (não há troca de brilho 1 para 2, não há troca de brilho 2 para 3 e na troca de brilho 3 para 4 todas as caixas assumem o brilho 5 e assim permanecem).”