Fabricante italiano faz avaliação remota dos PAPIs do Aeroporto

Técnico brasileiro inspecionou as instalações, elabora relatório e deve retornar dia 24 para solucionar o problema

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O mais recente impasse à liberação do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo são os PAPIs. Mesmo com as obras da pista concluídas no prazo, a demora na chegada do mesmo equipamento desencadeou uma sequência de atrasos. A aferição, realizada pelo GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo, apontou problemas de oscilações na troca de intensidade das luzes do sistema. Assim, o fabricante dos PAPIs, a OCEM Airfield Technology do grupo Aretè & Cocchi Technology, enviou um técnico a Passo Fundo para inspecionar as instalações. Ednilson, que atua na manutenção de sistemas em dezenas de aeroportos brasileiros, chegou na quarta-feira ao final da tarde e trabalhou até por volta das 23 horas. Na manhã de quinta-feira concluiu os trabalhos e retornou à Brasília. Inicialmente, a previsão é de que volte no próximo dia 24 para solucionar o impasse.

Relatório técnico

De acordo com o engenheiro eletricista Agner Grion, do Departamento Aeroportuário do RS, o representante da empresa italiana fez uma testagem remota, ligando os equipamentos com a OCEM na Itália. “Mediu as grandezas elétrica relacionadas ao funcionamento dos PAPIS. Essas medições vão gerar um relatório técnico da OCEM que será encaminhado nos próximos dias ao DAP, indicando os próximos passos”. De acordo com Agner, o representante do fabricante preferiu não antecipar nada antes do relatório. Porém, a solução pode estar relacionada às instalações, uma deficiência em aterramento ou mesmo na necessidade de trocar alguma placa. Os PAPIs estão nas cabeceiras 09 e 27, interligados em uma caixa de transferência em subestação e operam com energia contínua. Os comandos são digitais com extensão para a sala de controle do aeroporto.

Unidade do PAPI examinada pela OCEM e consórcio Traçado/Emgelétricaheiros do

 Sem nova aferição em voo

Agora, dependendo do relatório, será necessário solucionar alguma falha nas instalações ou aguardar por uma peça de reposição. Porém, dificilmente será necessária uma nova aferição em voo pelo GEIV. “Não mexendo nos PAPIs e não havendo troca de equipamentos não haverá nova calibragem”, concluiu Agner. O Precision Approach Path Indicator - PAPI é composto por um conjunto de luzes vermelhas e brancas, fica na lateral da pista a mais de 200 metros da cabeceira. Pela visualização das luzes o piloto tem uma rampa ideal de descida, desde a aproximação final até o ponto de toque.


E quando o Aeroporto será reaberto?

Fechada para obras em 11 de janeiro de 2021, a pista do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo permanece até 31 de março de 2022. Após a aprovação dos PAPIs, se não houver outro impasse, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC irá homologar a pista. Assim que houver a necessária homologação do aeródromo, o DAP solicitará um novo NOTAM reabrindo a pista do Lauro Kortz.  Já as empresas Azul e Gol, que detém slots no Lauro Kortz, ainda necessitarão de 30 a 45 dias para recolocar o destino Passo Fundo em suas malhas.


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