Covid-19: Vacinação infantil segue nesta sexta-feira (4)

Imunização do grupo dos 5 aos 11 anos será realizada no CTG Lalau Miranda até às 17h

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos terá sequência nesta sexta-feira (4) em Passo Fundo. A aplicação das doses neste grupo acontecerá somente no CTG Lalau Miranda, até às 17h, sem intervalo ao meio-dia.

Uma decisão estadual possibilitou a vacinação contra a Covid-19 das crianças fora das unidades de saúde. Conforme a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, a centralização das aplicações em um local amplo padroniza o processo e favorece o trabalho das equipes. “Estamos operacionalizando a vacinação das crianças levando em consideração as experiências que tivemos no município, as nossas alternativas e recursos humanos. Unimos esforços para vacinar mais e atender bem a população. Escolhemos local que é de fácil acesso e já é conhecido por todos”, declarou a secretária.

Para facilitar o fluxo da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde definiu algumas medidas. Entre elas, está a orientação de que cada criança esteja acompanhada por somente um responsável. Além disso, crianças ou responsáveis com dificuldades em locomoção terão atendimento diferenciado.

A secretária destaca que todas as exigências pactuadas no estado serão cumpridas a fim de garantir a segurança das aplicações. “Os municípios podem fazer a aplicação das doses em outros locais além das salas de vacinação desde que sejam mantidos os cuidados sanitários, a observação de 20 minutos e a presença de equipe médica para atendimento em caso de urgência ou que leve a um local nas proximidades. Todas essas medidas serão adotadas no CTG”, ponderou em comunicado de imprensa.

O município iniciou a vacinação para o grupo geral de 5 a 11 anos no último sábado (29). Em cinco unidades de saúde, foram vacinadas 1,6 mil crianças. Além desta sexta-feira, o calendário de cobertura deste público continuará na próxima sexta-feira (11), também no CTG Lalau Miranda, das 8h às 17h.


Mudança no cronograma da semana

A vacinação das crianças no CTG exigirá um remanejamento de equipes de saúde com o deslocamento de profissionais. Por isso, em ambos os dias, estarão suspensas todas as atividades na Central de Vacinas.

Conforme Cristine, a alteração é necessária para o avanço da cobertura das crianças. “O clamor da população, neste momento, é vacinar as crianças. Em contrapartida, teremos que efetuar essa suspensão dos serviços na Central nas duas datas, já que os profissionais irão para o CTG”, justificou.



Gostou? Compartilhe