IBGE registra 1,32 candidatos por vaga para recenseador em Passo Fundo

Média de 235 postulantes para 194 postos temporários ficou abaixo do esperado pelo instituto de pesquisa

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/IBGEFoto: Arquivo/IBGE
Foto: Arquivo/IBGE
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mesmo tendo prorrogado o período de inscrição para as vagas temporárias que serão abertas durante o período do Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou uma média de 1,32 candidatos para exercer o posto de recenseador em Passo Fundo.

Ao contabilizar 235 concorrentes para os 194 postos no município, ainda há indefinição sobre a porcentagem que irá pagar a taxa de inscrição, que se encerra em 16 de fevereiro, e se haverá abstenções no dia da aplicação da prova em 10 de abril. “Agora ficamos na expectativa que os candidatos inscritos paguem a taxa para poder homologar as inscrições”, considerou o Coordenador Regional do IBGE, Jorge Bilhar.

Na região de abrangência do escritório, mencionou, 462 pessoas se postularam para trabalhar na coleta dos dados sociodemográficos da população em 26 municípios no processo seletivo que possui 350 vagas. A atividade temporária tem duração prevista de três meses, cuja atribuição dos recenseadores prevê a ida aos domicílios para entrevistar seus moradores.

Conforme consta no edital aberto pelo IBGE, os selecionados serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor, o tipo de questionário preenchido, entre outros fatores.


Prova

Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, cinco sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada em 10 de abril, na parte da manhã, e será elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gostou? Compartilhe