O ano letivo começará com mais segurança nas escolas da rede municipal. A Prefeitura de Passo Fundo concluiu a instalação de câmeras de videomonitoramento nas mais de 70 instituições da rede, totalizando mais de 140 equipamentos de vigilância.
O prefeito Pedro Almeida ressaltou que o investimento no sistema de segurança é um importante avanço para a qualificação dos espaços e possibilitará vigilância mais qualificada para alunos, professores e toda a comunidade do entorno. As imagens obtidas serão monitoradas durante 24 horas e armazenadas por um período de 15 dias. Além disso, equipamentos emitirão alerta para a unidade no momento em que houver movimentação em áreas de abrangência pré-estabelecidas.
Todo o projeto foi construído com o suporte da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTEC), vinculada à Secretaria de Administração, que realizou estudos de viabilidade técnica e ao desenvolvimento do software, segundo informações da assessoria de imprensa da PMPF.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou que o Município está fazendo um grande investimento em tecnologia para a rede municipal. “O videomonitoramento vai ajudar a garantir a integridade do patrimônio da Prefeitura e, sobretudo, a segurança dos nossos alunos e professores”, observou.
Para a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Fofão, no bairro Planaltina, Sílvia Helena Pacheco Morin, a instalação das câmeras de videomonitoramento nas escolas representa um avanço importante para a segurança não apenas do patrimônio físico das instituições, mas também dos alunos, professores e servidores. “Nossa escola já foi alvo de tentativas de assalto. Precisamos de ferramentas que nos auxiliem a ter mais segurança e as câmeras cumprem este papel”, destacou a professora, comemorando os investimentos em tecnologia realizados pela Prefeitura. “São recursos muito bem aplicados para garantir a melhoria do ensino em toda a rede municipal”.