Mutirão de Especialidades reduz filas de consultas

Na especialidade de Neurologia, já foram realizados mais de 400 atendimentos

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Mutirão de Especialidades, programa da Prefeitura de Passo Fundo, tem ajudado a reduzir a demanda represada por consultas de média complexidade em diferentes áreas. Uma das especialidades é a Neurologia. Até o momento, foram realizados mais de 400 atendimentos nessa área, que contava com uma fila de espera superior a 2 mil pessoas, conforme informações da assessoria de imprensa da PMPF.

“O Mutirão tem como objetivo principal reduzir as filas de espera por atendimentos em áreas de especialidades médicas que, apesar de serem responsabilidade do Estado, afetam diretamente a nossa população”, observou a secretária de Saúde, Cristine Pilati. Com os mutirões, o Município pretende reduzir consideravelmente as filas e também contra referenciar os pacientes para a atenção básica, assegurando acompanhamento nas unidades básicas de saúde e, assim, evitando o agravamento de muitos problemas.

Helder da Silva aguardava na fila e, através do programa, conseguiu realizar a consulta e os exames neurológicos. ";O processo todo foi bem rápido. Fui bem atendido e o retorno também foi ágil depois de ter feito os exames. Achei muito bom, fiquei feliz e surpreso quando me chamaram";, afirmou.

A secretária de saúde observa que muitas pessoas chamadas acabam faltando às consultas. No caso da Neurologia, foram agendados 735 atendimentos, mas apenas cerca de 400 pessoas compareceram na data marcada. A dra Cristine reforça a importância das pessoas não faltarem às consultas. “Isso acaba tirando a oportunidade de outras pessoas que podem estar precisando do atendimento com mais urgência”, ressaltou. O Mutirão também realizou um total de 172 exames neurológicos.


Gostou? Compartilhe