Em Brasília desde terça-feira (8), o governador Eduardo Leite (PSDB) discutiu o andamento das obras no Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, e nos terminais de Caxias do Sul e Santo Ângelo com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.
Durante a reunião, o governador apresentou a possibilidade de usar os recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil como aporte na concessão dos aeroportos para que, em vez de fazer dois processos, a concessão e a licitação para a obra seja feita em um processo único. "A ideia foi bem recebida e a pasta deve analisar e fazer o encaminhamento para que possamos usar os recursos para patrocinar a concessão”, afirmou Leite citando como exemplo o terminal de Santo Ângelo.
Além da aviação, Eduardo Leite solicitou à equipe do ministro Tarcísio que seja feita uma revisão nos orçamentos de capacidade de execução ao longo de 2022 para que, no próximo encontro, seja possível discutir de que forma o Estado pode entrar e participar com recursos, ajudando a executar as obras federais no Rio Grande do Sul.