Desde a última quinta-feira (3) os passo-fundenses tiveram um alívio no bolso ao irem abastecer. A gasolina, que já havia tido queda de preço em janeiro devido a redução da taxa de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), chegou na média dos R$ 5,76 na maioria dos postos do município. O economista e professor universitário, Julcemar Zilli explica que isso se deveu à concorrência de mercado, com a instalação de uma nova rede de postos em Passo Fundo, que tem valores distintos aos já praticados na cidade e impulsionou a baixa dos preços.
Cenário atual
A queda do preço da gasolina em Passo Fundo e municípios próximos contraria o cenário encontrado neste momento no Brasil. De acordo com Julcemar, o preço do petróleo continua em elevação e o valor de câmbio, mesmo que esteja caindo, ainda não é o suficiente para impactar no preço em reais do barril de petróleo. “O custo de você fazer gasolina praticamente continua o mesmo, então não está relacionado a matéria prima”, esclarece. Além disso, a redução de 30% para 25% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis no estado foi sentida pelos consumidores já em janeiro, onde a gasolina passou da faixa dos R$ 7,00 para os R$ 6,00, com queda de cerca de 60 centavos.
Livre concorrência no mercado
Nesse sentido, a vinda de um novo posto de combustível para o município, com preços abaixo dos praticados pelas redes de Passo Fundo, na faixa dos R$ 5,67, fez com que o alerta fosse acionado entre os proprietários e uma redução acontecesse. Para Julcemar, isso destaca a importância de existir concorrência. “Quando a concorrência estiver presente, independente do segmento, um vai brigar com o outro em relação a preço. Enquanto houver essa disputa por clientes, o consumidor vai sair ganhando porque consegue adquirir produtos mais acessíveis”, pontua.
Essa redução consequentemente influencia na margem de lucro dos postos de combustíveis. Como explica o economista, os proprietários optaram pela diminuição de seus lucros e um prejuízo a curto prazo, para não perderem seus clientes e não permitirem que a concorrência adentre tão profundamente no mercado.