Projeto aproxima a rede de proteção animal de quem quer adotar um pet

No site da Prefeitura, já está funcionando um espaço específico para informações sobre serviços voltados aos animais

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Através do programa É o Bicho, a divulgação de pets que estão em lares temporários ou sob a guarda da rede de proteção animal aproxima os animaizinhos às famílias que queiram adotá-los em Passo Fundo. A vida da Alice, uma cadelinha resgatada das ruas, começou a mudar depois que sua foto foi postada nas redes sociais da Prefeitura.

A Roberta Brizolla, moradora do bairro Lucas Araújo, já tinha dois cães adotados e queria mais um para fazer companhia a eles. “No dia em que falei com meu marido sobre a vontade de adotar mais um cachorro, vimos a foto da Alice no Facebook da Prefeitura. Duas semanas depois, ela estava aqui em casa”, lembra. A família precisou de muita paciência e carinho para fazer Alice se sentir segura no novo lar. “Quando ela chegou, não queria sair de dentro da caixa e rosnava para os cachorros do pátio. Depois de um tempo eu consegui colocar uma coleirinha nela e vinha puxando para fora para ela passear um pouco. Mesmo assim, só comia e tomava água quando eu a pegava no colo”, conta.

Passados dois dias, a adaptação já havia avançado bastante. “Depois de um início em que ela rosnava quando os outros cachorros tentavam se aproximar, acordamos uma noite com os três brincando sem parar. A partir dali começaram a se entender e, aos poucos, a Alice está entendendo que aqui é um lugar seguro”, afirmou Roberta, com o filho Ícaro no colo.

Antes de ir para o novo lar, a Alice havia recebido muito amor no lar temporário, cuidada pelas protetoras Michele e Loedes Guterres. “Sou protetora a vida inteira. Recolhia filhotes, cuidava, doava. Sempre que vão embora eu choro porque me apego muito a eles”, conta, com lágrima nos olhos.

O incentivo às protetoras de animais é outra ação do Programa É o Bicho. A partir do Acolhe Pet, cada protetora com contrato firmado com o Município receberá R$ 70,44 por animal albergado, podendo incluir até 10 animais. Os contratos têm duração de um ano. 


Portal PET

No site da Prefeitura, já está funcionando um espaço específico para informações sobre serviços voltados aos animais e que também será utilizado para a divulgação de animais que estão para adoção.


Gostou? Compartilhe