Região de Passo Fundo é a 5ª que mais vacina crianças no Estado

Dia C de imunização, no sábado (19), vai reunir esforços para ampliar cobertura vacinal contra o coronavírus antes da volta às aulas

Por
· 2 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quase um mês após o início da campanha simultânea de imunização infantil contra o coronavírus, a região de Passo Fundo é a 5ª no Estado com a maior quantidade de doses aplicadas em crianças de 5 a 11 anos.

Ao vacinar 26% do público-alvo, apenas Porto Alegre, Santo Ângelo, Canoas e Cruz Alta se posicionam à frente na listagem de regiões Covid, conforme aponta o gráfico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). No sábado (19), as cidades gaúchas darão início ao Dia C para ampliar a cobertura vacinal entre os pequenos antes do retorno às aulas presenciais na rede estadual de ensino, programado para o dia 21 de fevereiro.

Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, as doses da Pfizer estarão sendo aplicadas das 8h às 12h no CTG Lalau Miranda, que centraliza e absorve o fluxo de vacinação no município. Com expectativa de maior mobilização para a imunização, a SES destinou 1.160 doses pediátricas à cidade de Passo Fundo, cujas ampolas devem chegar nesta sexta-feira (18) à 6ª Coordenadoria Regional de Saúde junto a outras 5.958 doses da Pfizer para reforço na população adulta acima dos 18 anos.

Outra estratégia adotada pela Secretaria de Saúde para expandir a cobertura vacinal foi direcionar correspondências aos prefeitos dos municípios com um percentual de 30% ou mais de atraso na segunda dose entre os adolescentes. Dos 88,7% pacientes de 12 a 17, 58,4% retornaram para completar o calendário de imunização na região, de acordo com o boletim de saúde. “Escolas serão convidadas a participar da campanha, com professores, como formadores de opinião junto aos pais, demonstrando a necessidade de que as crianças sejam imunizadas, recebendo proteção mais efetiva contra a Covid”, afirma a SES em comunicado de imprensa.

Como mostrou o O Nacional em 11 de fevereiro, a nível local, mais de 14,5 mil passo-fundeses estão com a 2ª dose da vacina contra o coronavírus em atraso e mais de 2,2 mil aguardam o recebimento de mais lotes contendo os imunizantes para completar o esquema vacinal.

Vacinação no RS

Para suprir a demanda esperada no Dia D, a Secretaria da Saúde disponibilizou 85,9 mil doses da Pfizer para aplicação nas crianças entre 5 e 11 anos e, conforme a solicitação dos municípios, 194.628 vacinas estarão disponíveis para a aplicação nos adolescentes. Do quantitativo de população adulta vacinável na região Covid que abrange Passo Fundo, 98,4% já recebeu a primeira dose da vacina contra a doença. Destes, 92,6% estão com a segunda dose e 40,5% receberam a imunização extra.

Orientações para a vacinação

Para agilizar a aplicação das doses, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que cada criança esteja acompanhada por somente um responsável no dia da vacinação, quando será necessário apresentar a carteira de vacinação, CPF e cartão SUS. Além disso, crianças ou responsáveis com dificuldades de locomoção podem ser vacinadas no carro.

Gostou? Compartilhe