Equipe do Samu tem surto de Covid-19 e fica fora de ação

Equipe tem quatro funcionários aptos para o trabalho e retorna às atividades de maneira lenta

Por
· 2 min de leitura
Ambulância ficou desativada durante a maior parte do domingo (20). (Foto: Arquivo ON)Ambulância ficou desativada durante a maior parte do domingo (20). (Foto: Arquivo ON)
Ambulância ficou desativada durante a maior parte do domingo (20). (Foto: Arquivo ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A equipe do Samu de Passo Fundo ficou fora de ação em virtude de um surto de Covid-19 entre os funcionários. No sábado (19), da meia-noite até às 19h do domingo (20) a ambulância ficou desativada, voltando a operar para um turno de 12 horas e ficando outra vez fora de ação a partir das 7h da manhã da segunda-feira (21). Só à noite, às 19h, o Samu voltou a atividade. No total, a equipe é composta por cinco técnicos em enfermagem e cinco condutores socorristas. Hoje, só quatro destes funcionários estão aptos para o trabalho, com o restante da equipe em observação e de atestado médico em virtude da Covid-19.

 

De acordo com um funcionário do Samu, que pediu para não ser identificado, na noite de sábado (19) restavam quatro pessoas da equipe que ainda não haviam manifestado sintomas. Foi então que, iniciou o plantão, um dos  funcionário começou a se sentir mal. Posteriormente, o profissional foi ao médico e acabou entrando em atestado, o que colocou a equipe fora de ação a partir da meia-noite. Este funcionário realizou o teste ontem (21) e negativou para a Covid-19.

 

Conforme foi informado ao Jornal O Nacional, no domingo (20), com três funcionários ainda sem sintomas de Covid-19, às 19h o trabalho foi retornado. Entretanto, durante a tarde de segunda-feira (21) um dos funcionários que realizou o plantão manifestou sintomas e entrou em atestado. Ele aguarda até a quarta-feira (23) para realizar o teste da Covid-19 e ter a confirmação da contaminação.

 

Desse modo, a equipe do Samu de Passo Fundo conta com quatro funcionários autorizados a trabalhar, sendo dois que não manifestaram qualquer sintoma até a tarde de ontem (21), um que manifestou e teve seu teste negativado e outro que retornou ontem (21) do seu atestado médico após ter positivado. O retorno desse funcionário e o resultado negativo do outro profissional foi o que possibilitou a volta das ações do Samu na noite de segunda-feira (21), às 19h. Caso contrário, a ambulância seguiria desativada, visto que os turnos de plantão do Samu têm duração de 12 horas e necessitam de um condutor e um técnico em enfermagem. Com a equipe limitada a só duas pessoas, não haveria a possibilidade de serem feitas 36h ou até mesmo 48h de trabalho contínuo.

 

Nota da Prefeitura

De acordo com a nota emitida pela Prefeitura de Passo Fundo, em função de um surto de Covid-19, que afetou técnicos de enfermagem e socorristas do SAMU de Passo Fundo, o serviço está funcionando com equipe reduzida. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, seis profissionais precisaram ser afastados, o que representa 80% da equipe. A regulação já está sendo organizada com o apoio do Corpo de Bombeiros para cobrir os turnos que estão com falta de profissionais. Ainda em esclarecimento, a Secretaria reforçou que já foram feitos todos os protocolos necessários de vigilância epidemiológica e de regulação. A partir de amanhã, alguns profissionais começam a retornar e, com isso, será possível o aumento gradativo dos turnos.


Gostou? Compartilhe