Exigências burocráticas cumpridas, a maioria dos impasses superados e falta muito pouco para a reabertura do Aeroporto Lauro Kortz. Os PAPIs com novas placas e recursos para o cercamento liberados apontam para o final da novela. Desde 11 de janeiro de 2021, Passo Fundo está sem aeroporto. A pista foi interditada para obras. O projeto não previa o necessário alargamento, mas foram realizados recapeamento e melhorias. As mudanças exigem uma nova documentação, burocracia equivalente à homologação de uma nova pista. Esta semana, uma equipe do Departamento Aeroportuário do RS – DAP montou uma frente de trabalho em Passo Fundo. Participaram o diretor-geral, engenheiro Leandro Taborda, a administradora do aeroporto, Clarice Beffart, o AVSEC do DAP, Rômulo Saraiva, e o fiscal da obra, engenheiro Itacir Fernando de Souza. Mesmo antes dos testes dos PAPIs, já havia uma certeza: o Aeroporto Lauro Kortz reabre para operações da aviação geral no início de março, provavelmente dia 03 ou 04.
Os PAPIs
Os Precision Approach Path Indicator foram o grande impasse para liberar o aeródromo. Os tão falados PAPIs chegaram com atraso e, por problemas técnicos, atrasaram ainda mais a liberação da pista. São dois conjuntos de luzes que permitem a visualização de uma rampa ideal da aproximação final ao toque. Os equipamentos foram calibrados em voo, mas apresentaram falha na troca da luminosidade. No início deste mês, um técnico credenciado pelo fabricante, a OCEM Airfield Technology, conectou os PAPIs com a Itália. Ontem, 24/02, ele retornou para a troca das oito placas, uma em cada indicativo luminoso. “Agora é necessário configurar essas placas”, contou o engenheiro Itacir. O teste final seria realizado ontem à noite, depois do fechamento dessa edição.
Cerca
Outra falha do anteprojeto das melhorias é o cercamento do aeródromo. O projeto não contempla a conclusão de um trecho com 1.380 metros para fechar a área (lado Sul). Para construir a cerca foram necessários recursos próprios do DAP. Uma parte da cerca foi feita, mas, na semana passada, ainda faltava 900 metros. A diferença de valores do empenho aos custos atuais, exigiu a aprovação do TCE. Ontem, após a liberação, Leandro Taborda definiu a retomada dos trabalhos já nas próximas horas. O serviço é realizado por uma empresa terceirizada pelo consórcio Traçado/Engelétrica. O prazo para conclusão é de 30 dias, para evitar animais silvestres na pista e viabilizar as operações noturnas que estão previstas.
Empresas aéreas
Após a reabertura do Aeroporto para a aviação geral, as empresas com slots no Lauro Kortz devem retomar suas operações em Passo Fundo a partir de 04 de abril. Inicialmente, Azul e Gol estarão com balcões de check-in no terminal antigo. Na quinta-feira, 24, pela manhã, cada empresa enviou um grupo de funcionários para conhecer o novo terminal e ajustar os espaços para trabalhar no antigo terminal. De acordo com o Hotran, sistema que registra os horários do transporte aéreo regular, a Azul retorna a Passo Fundo com dois voos diários para Viracopos-SP e um terceiro está previsto para maio. A empresa ainda não disponibiliza a venda de passagens pela internet. A Gol terá, inicialmente, um voo para Guarulhos já com vendas abertas.