Já há ingrediente suficientes para o final de uma longa novela e, assim, o Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo poderá ser reaberto para operações de pouso e decolagens. A pista foi interditada para obras de melhorias em 11 de janeiro do ano passado. Nesta quarta-feira de cinzas, ou ainda nesta semana, o Departamento Aeroportuário do RS – DAP pode solicitar à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC a liberação da pista. Para que isso se torne oficial, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo deverá emitir um novo NOTAM. Trata-se de um aviso necessário para suspender o aviso em vigor (E0140/22) que mantém o Lauro Kortz fechado até 31 de março. A partir dessa publicação, o Aeroporto de Passo Fundo volta a operar normalmente. Dependendo de alguns itens, as operações serão normais ou com algumas restrições.
Quase solucionado
Além de outros trâmites que demoraram para atender as exigências necessárias, os PAPIs transformaram-se na grande dor de cabeça para os envolvidos nas obras de melhorias do Aeroporto de Passo Fundo. Os Precision Approach Path Indicator são conjuntos de luzes nas laterais próximos às cabeceiras para indicar a rampa entre aproximação final e ponto de toque. Os equipamentos vieram da Itália, produzidos pela a OCEM Airfield Technology. A calibragem em voo aprovou o posicionamento dos dois conjuntos, mas detectou problema na troca da intensidade das luzes. Com oito placas novas o problema diminuiu. “Nas posições dois e três a luminosidade está normal, mas na posição um ele continua instável”, explicou o fiscal da obra, engenheiro Itacir Fernando de Souza. Mesmo operando assim, entende que a ANAC deverá liberar o funcionamento temporário com apenas duas posições.
Com ou sem restrições
Com aprovação dos PAPIs em dois níveis de luminosidade, o aeródromo poderá ser liberado para operações de todos os tipos de aeronaves. Já no caso de a Agência não aceitar, poderá ocorrer a liberação da pista somente para aeronaves com motores a pistão e turboélices. “Sem os PAPIs não podem operar aviões a jato (reação pura)” explica a administradora do aeroporto, Clarice Beffart. Neste caso, se houver restrição, será temporária. O Aeroporto Lauro Kortz é conhecido pelo histórico de restrições operacionais, quer pelo vento de través (350º) predominante, quer pela possibilidade de animais silvestres (basicamente javalis) na área operacional. O vento não há como alterar e, para minimizar seus efeitos, a pista não foi alargada e, portanto, permanece o mesmo alerta. Já em relação aos javalis, o cercamento poderá solucionar o problema. Por falha no anteprojeto das melhorias, não estava previsto um trecho de 1.380 metros de cerca. Agora faltam 900 que “já recebem uma cerca provisória, mas a construção da definitiva será reiniciada em seguida pela Traçado”, explicou Itacir. O impasse, por se tratar de aditivo, necessitou trâmite no Tribunal de Contas e Gage e já estaria liberado.
Aeroshopping
Ainda em obras, o novo TPS – terminal de passageiros do Lauro Kortz pode ingressar na concepção de Aeroshopping. Isso seria uma consequência imediata da possível transferência do Aeroporto de Passo Fundo para a Infraero. A estatal, é conhecida pela sua expertise na implantação de áreas comerciais nos seus aeroportos. Assim, também estaria preparando o Lauro Kortz para a privatização prevista para o próximo ano. No Rio Grande do Sul a Infraero responde pelos aeroportos de Bagé, Pelotas e Uruguaiana. Na faixa de 2 mil m², o novo TPS de Passo Fundo é bastante atrativo para esse molde aeroportuário.
Azul e Gol já vendem passagens para Passo Fundo
As duas empresas aéreas com slots no Lauro Kortz, já têm solicitação de voos publicada pelo Hotran, sistema que registra os horários do transporte aéreo regular. Gol e Azul solicitaram voos a partir de 04 de abril. A Gol terá, inicialmente, um voo para Guarulhos e já comercializa passagens para 04/04 a partir de R$ 430,23. A Azul retorna a Passo Fundo com dois voos diários para Viracopos-SP e um terceiro está previsto para maio. Nos sistemas da empresa já é possível adquirir passagens com destino ou origem Passo Fundo para 25 de abril, com preços a partir de R$ 273,23. Enquanto a Gol opera com o Boeing-737-700 para 138 passageiros, a Azul utilizará o Embraer-195 pata 118 passageiros.
Handling
As empresas utilizarão a mesma estrutura para check-in com os balcões já disponíveis no antigo terminal. Para o atendimento, a maioria é de funcionários que já atuavam para as duas aéreas, pois já estão habilitados para as funções. Os serviços de handling, também conhecido como rampa, serão terceirizados por Gol e Azul. A Suzuki Apoio Aéreo ser a responsável por esse trabalho de solo, que consiste em calçar, retirar, carregar bagagens e pushback das aeronaves. A sinalização, controle e fiscalização de pátio é de responsabilidade do DAP.