Quarta-feira, 23 de março de 2022. Esta é a data que paira no espaço aéreo do Departamento Aeroportuário do RS como a escolhida para reabertura do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. Não há indicativos “oficiais” nas telas de embarque e desembarque, mas o movimento preparativo aponta tráfego na área. Os PAPIs, que finalmente brilharam, e uma cerca emergencial são outros indícios. Mais. Haveria, ainda, a possiblidade de a pista ser reinaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro, que pousaria no Lauro Kortz a bordo do avião presidencial. Se confirmado, dia 23, o comandante do BRS1 chamará o controle Passo Fundo solicitando pouso do Airbus 319-ACJ. A pista foi fechada em 11 de janeiro de 2021 para obras de melhorias. O fechamento teve várias prorrogações e, para a reabertura, ainda será publicado um novo NOTAM cancelando o atual que vigora até 31 de março.
O impasse PAPIs
Após demora na entrega pelos fabricantes italianos da global OCEM Airfield Technology, os PAPIs foram instalados e apresentaram problemas. Os Precision Approach Path Indicator são conjuntos de luzes nas laterais próximos às cabeceiras para indicar a rampa entre a aproximação final e o ponto de toque. Na aferição em voo os conjuntos tiveram os ângulos de posicionamento aprovados, mas as luzes não brilharam. Um técnico autorizando pela OCEM esteve em Passo Fundo, trocou as placas e resolveu o problema parcialmente. As luzes têm três níveis de intensidade e, em uma posição apresentava oscilações. Para resolver o problema, quarta-feira desembarcou no Aeroclube de Passo Fundo o engenheiro Bogdan Paduraru, vindo de Lowestoft, na Inglaterra, que atua na Systems Engineer at Sealite. Ele veio de Brasília em um monomotor Cirrus.
A solução PAPIs
Na quinta-feira, Paduraru e o técnico brasileiro da OCEM iniciaram os trabalhos nas duas cabeceiras. O comandante do Cirrus, Eduardo Braga, auxiliou como intérprete. O trabalho foi acompanhado pelo fiscal da obra, engenheiro Itacir Fernando de Souza, e pelo representante da Infraero – que assumirá o aeroporto nos próximos dias. Ainda pela manhã, surgiram bons resultados e o equipamento deixou de apresentar oscilações. Novos testes e uma longa reunião à tarde. A partir disso, será possível comunicar à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Assim, estará superado mais um obstáculo para que o Lauro Kortz seja reaberto para operações de pousos e decolagens.
E a cerca?
Um antigo problema no Aeroporto de Passo Fundo é o alerta sobre animais silvestres na pista. Nunca houve um cercamento eficiente e são muitos os registros sobre javalis na pista. Durante os procedimentos para a nova homologação, a inspeção da ANAC detectou a falta de cerca na área Sul. Como o anteprojeto das obras para melhorias não previu o cercamento, foi necessário um aporte do próprio DAP para concluir 1.380 metros que estavam sem cerca. Uma parte foi feita, dentro dos padrões ICAO, com tela alta e mureta. Agora faltam 900 metros. “Vamos fazer uma cerca provisória com oito ou nove linha de arame farpado”, explica o engenheiro Itacir. Ele acredita que o trabalho esteja pronto num prazo de 8 a 10 dias. E, assim, com todos os requisitos cumpridos, a pista poderá ser finalmente liberada. Os aviões voltam e a novela aeroporto terá um happy end.
Gol retorna em 04 de abril,
Azul reinicia venda de passagens
Após quase 15 meses sem operar em Passo Fundo, as empresas aéreas já têm voos programados para o Lauro Kortz em suas malhas. De acordo com a solicitação de voos publicada pelo Hotran, sistema que registra os horários do transporte aéreo regular, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas Brasileiras retornam em abril. A Gol manteve solicitação inicial de um voo diário na ligação entre Passo Fundo e Guarulhos, em São Paulo. O reinício das operações será em 04 de abril, com o voo1940 que sai de Guarulhos às 09h45 e chega em Passo Fundo às 11h15. Na volta, pelo 1941, parte às 12h10 para pousar em São Paulo às 13h50. A empresa utilizará o Boeing 737-700 que oferece 138 lugares. Cada trecho está à venda com valores a partir de R$ 558,23.
Azul
A Azul, que alterou a solicitação de voos, retorna com um voo diário entre Passo Fundo e Campinas a partir de 25 de abril. O 4856 decolará de Viracopos às 12h40 com chegada em Passo Fundo às 14h15. No retorno, como 5097, decolará do Lauro Kortz às 15h00 para pousar em Viracopos às 16h25. A segunda ligação terá início em 02 de maio, com o 4858 que sai de Viracopos às 17h50 e chega a Passo Fundo às 19h20. O retorno será pelo 4835 às 20h05 para finalizar em Viracopos às 21h30. A Azul utilizará o Embraer 195 para 118 passageiros. Após interromper por alguns dias as vendas online para Passo Fundo, esta semana a Azul voltou a oferecer trechos a partir de R$ 342,55.