Inauguração do novo terminal do Aeroporto será em 23 de março

Reabertura da pista está prevista para a próxima sexta-feira, 18/03

Por
· 3 min de leitura
Novo terminal em fase de acabamento interno   - Fotos – LC Schneider-ONNovo terminal em fase de acabamento interno   - Fotos – LC Schneider-ON
Novo terminal em fase de acabamento interno - Fotos – LC Schneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Senhores passageiros, logo estaremos pousando no Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo. A previsão é para a próxima semana, na quarta-feira, 23 de março de 2022. Ironicamente, a meteorologia indica ventos de través (320º). Mas com apenas 20 km/h não será obstáculo para o pouso do Airbus 319-ACJ. Sim, a expectativa é que o avião presidencial reinaugure a pista depois das melhorias, trazendo o presidente Jair Bolsonaro para a solenidade de inauguração do novo terminal. De acordo com as com as previsões, além do presidente, o governador Eduardo Leite, o prefeito Pedro Almeida e demais convidados enfrentarão um dia chuvoso e temperatura elevada. As previsões são essas, tanto por parte da meteorologia como dos gestores do Aeroporto.

 O novo terminal

A pista está pronta há muito tempo. O novo TPS, terminal de passageiros, já está na fase de retoques finais. Esta semana o foco é a instalação elétrica, inclusive com as tomadas para que os usuários recarreguem seus aparelhos celulares. O ar condicionado central também está instalado. Portas de correr, mais alguns detalhes, limpeza final e o novo terminal estará pronto. A administração do aeroporto deve ser transferida para o novo TPS. Além das empresas que já mantém slots no Lauro Kortz, Azul e Gol, há ainda, espaço reservado para mais uma companhia aérea. O local permitirá o funcionamento simultâneo de sete balcões para check-in. Também terá espaço para locadoras, bares e conveniências. Na parte externa, em frente ao terminal, também foi reservado um espaço para ônibus. Tudo pintado e bem sinalizado.

A cerca

Fechada em 11 de janeiro de 2021 para obras de melhorias, a pista permanece sem operações. O fechamento teve várias prorrogações e vigora até 31 de março. Um dos entraves era a falta de cercamento, que permitia a presença de animais silvestres na pista. Para a nova homologação do aeródromo, a inspeção da ANAC detectou a falta de cerca na área Sul. O anteprojeto das melhorias não previu o cercamento. Mas, com aporte do próprio DAP, mais de 400 metros foram concluídos. Faltavam 900 metros que foram fechados, provisoriamente, com uma com arame farpado. De acordo com o engenheiro do DAP, Itacir Fernando de Souza, “a cerca provisória está concluída conforme a solicitação da ANAC”. Então falta muito pouco para que a pista seja homologada.

Engenheiro Itacir Fernando de Souza: “cerca provisória concluída conforme a solicitação”

Os PAPIs

Os PAPIs já brilham, mas ainda não atendem os padrões aeronáuticos. Demoraram para chegar, apresentaram defeitos e movimentaram técnicos em dois hemisférios. O último que esteve no local foi Bogdan Paduraru, da Systems Engineer at Sealite. As luzes brilharam um pouco melhor, sem falhas na troca da intensidade de brilho. Porém, em apenas três posições. Nesta quarta-feira e amanhã os técnicos retornam a Passo Fundo para colocar em operações o sistema com cinco posições. E, como as mudanças ocorreram no local onde estão as caixas com as luzes, será necessária uma nova aferição. Para isso virá o pessoal do GEIV que, com uma aeronave laboratório, irá aferir novamente os equipamentos. O Grupo Especial de Inspeção em Voo já estaria de sobreaviso para uma operação rápida. Ainda amanhã, quinta-feira, o diretor do Departamento Aeroportuário, Leandro Taborda, poderá solicitar a expedição de um NOTAM (aviso aos aeronavegantes) reabrindo o Lauro Kortz para operações já na sexta-feira, 18.

PAPI terá nova aferição

 Os últimos retoques


  • HANGAR – Na segunda-feira, foi publicado o edital para retirada do hangar que permanecia no local, através de um chamamento público para procedimento de manifestação de interesse para a desmontagem e remoção. Quem levar o material também terá que retirar os entulhos do local. Ontem, três empresas interessadas conheceram as instalações.
  • SALA-RÁDIO - A sala de rádio do aeroporto permanecerá no mesmo local, no segundo andar do terminal de passageiros antigo. A sala será ampliada, o equipamento foi retirado para troca de piso e melhorias e em seguida redistribuído naquele espaço.
  • AZUL – A Azul, que alterou a solicitação de voos, retorna com um voo diário entre Passo Fundo e Campinas a partir de 25 de abril. Após interromper por alguns dias as vendas online para Passo Fundo, na semana passada a Azul voltou a oferecer trechos a partir de R$ 342,55.
  • GOL – A Gol Linhas Aéreas marcou o reinício das operações para 04 de abril, com um voo para Guarulhos, conforme consta na Hotran (horário de transporte aéreo). Cada trecho tinha valores a partir de R$ 558,23. As passagens estavam à venda até o final de semana quando, mais uma vez, o destino Passo Fundo foi retirado do sistema da empresa.
Gostou? Compartilhe