Aeroporto de Passo Fundo atualizado no ROTAER

Novo terminal será inaugurado em 23 de março e abertura da pista depende da publicação de NOTAM

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Área de desembarque no novo terminal    Foto – LC Schneider-ONÁrea de desembarque no novo terminal    Foto – LC Schneider-ON
Área de desembarque no novo terminal Foto – LC Schneider-ON
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 Após receber melhorias, a pista do Aeroporto Lauro Kortz já está em condições operacionais há quase um ano. Porém, detalhes técnicos e procedimentos burocráticos retardaram a liberação para pousos e decolagens. A boa notícia é que as alterações na pista foram devidamente cadastradas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Na quinta-feira, 17, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo publicou as mudanças no ROTAER. São as informações que possibilitam consultas sobre os aeródromos civis e militares, um auxílio indispensável para o planejamento e operações de voos. Assim, a pista de Passo Fundo está devidamente registrada. Mais um forte indicativo de que na próxima quarta-feira, 23 de março, o novo terminal de passageiros do Lauro Kortz seja inaugurado. Não conseguimos a confirmação nas agendas, mas sabe-se que o avião presidencial deve trazer o presidente Jair Bolsonaro para a solenidade. Também deverá estar no palanque o governador Eduardo Leite. A verba para as obras é federal com contrapartida do Estado, gestor do aeroporto.

 Ainda os PAPIs

Com uma cerca provisória num trecho, em conformidade com a solicitação da ANAC, o cercamento do aeródromo está concluído. Mas, nas proximidades das cabeceiras, os PAPIs ainda exigem alguns procedimentos. São dois conjuntos de luzes brancas e vermelhas que apontam o ângulo de decida no procedimento final até o toque na pista. Os Precision Approach Path Indicator não foram muito precisos e indicaram apenas dor de cabeça para o pessoal do Departamento Aeroportuário do Estado do RS. Após atraso na entrega, o equipamento apresentou falhas na troca da intensidade de brilho. Na quarta-feira, mais uma vez o monomotor Cirrus, PR-VIU, pousou no Aeroclube de Passo Fundo trazendo técnicos para resolver o problema. Eles trocaram as placas que tinham apenas três posições (brilho) para novas com cinco posições. Funcionou! Os técnicos decolaram para Brasília na quinta-feira às 13h15. Mas o manuseio dos equipamentos em solo pode afetar os ângulos corretos e, assim, é indispensável uma nova aferição em voo. Para isso, o GEIV já estaria de sobreaviso, indicando que nas próximas horas um moderno Legacy 500 estará sobrevoando as cabeceiras do Aeroporto de Passo Fundo.

NOTAM

Para que reiniciem as operações de pouso e decolagem, ainda é necessária a emissão de um novo NOTAM, suspendendo o aviso que está em vigor, E0515/22, que mantém a pista fechada até 31 de março. A solicitação será feita pelos gestores do aeroporto, o DAP, que, após uma reunião online no final da tarde de quinta-feira, devem optar por abertura total ou com restrições. Ou seja, para todos os tipos de aeronaves ou somente para a aviação geral com motorização a pistão ou turboélices. Assim, nesta sexta-feira pode ser emitido o NOTAM reabrindo as operações no Aeroporto Lauro Kortz.

 

Pista, pátio e PCN

 

A nova publicação do ROTAER traz as mudanças na pista do Lauro Kortz. Altera o comprimento de 1.700 para 1.680 metros com a implantação de RESA (uma extensão de segurança) nas duas extremidades. A largura, apesar da necessidade de ampliação, permaneceu com 30 metros. As cabeceiras sofreram mudanças magnéticas, em consequência da precessão, e foram renumeradas de 08-26 para 09-27.

As marcações em verde indicam as alterações – Reprodução AISWEB

PCN - A outra alteração está relacionada ao PCN, que passa de 29 para 36. O PCN é o Pavement Classification Number, um indicador da resistência do pavimento. Ele funciona em combinação com o ACN (peso/impacto) de cada modelo de aeronave. Inicialmente, foi anunciado que aumentaria para 42. Porém, calculado pelo mix de aeronaves, ficou em 36. Mesmo assim, será possível a Gol operar com o Boeing 737-800. De acordo comandante Mauro Piazza de Freitas, ex-Varig e atualmente na Gol, a restrição não seria da pista e sim do pátio de manobras, onde exige um PCN maior. Isso significa que isso será viável quando estiver liberado o novo pátio.

PÁTIO – O amplo pátio de aeronaves construído em frente ao novo terminal de passageiros poderá receber quatro aeronaves do porte de um Boeing-737. O piso recebeu quatro camadas que terminam com o CBVQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente. A imensa área recebe uma espécie de rejunte em polipropileno e pintura de sinalização.

 

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