A comissão instalada pelo Executivo para discutir com os sindicatos de servidores públicos municipais o reajuste das categorias em 2022, apresentou ao CMP Sindicato, na manhã desta sexta-feira (18), o novo índice ofertado pela Prefeitura após a abertura das negociações da data-base, na terça-feira (15). A entidade que representa os professores solicitou a discussão dos percentuais de forma independente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Passo Fundo (Simpasso).
Ao CMP, a Prefeitura informou o índice de 5,35% de reajuste, sendo 2,67% incluídos na folha de pagamento de março e 2,67%, extensivos ao ticket alimentação. A proposta já havia sido feita na manhã de quinta-feira (17) ao Simpasso. A Prefeitura tem o entendimento de que o índice de 5,19% já concedido aos servidores em janeiro faz parte do reajuste de 2022. Com o novo percentual, o impacto na folha salarial seria de 10,5%, somando os dois índices.
O Procurador-Geral do Município, Adolfo de Freitas, destacou que a Administração tem feito um grande esforço para acolher as reivindicações dos sindicatos que representam as categorias do funcionalismo público municipal e que o reajuste aos servidores têm sido debatido com muita responsabilidade. “Sempre agimos com seriedade e respeito, buscando ter as receitas superiores às despesas, de um ano para outro. Há um crescimento da folha de pagamento, independente do reajuste, que também precisamos considerar”, comentou.
A diretoria colegiada do CMP Sindicato explicou que o pedido para discutir de forma independente o índice de reajuste aos professores leva em consideração a questão do Piso Nacional do Magistério e que a proposta do Executivo será apresentada em assembleia da categoria marcada para o final da tarde desta sexta-feira. Não havendo o aceite do índice, uma nova reunião com o Executivo deverá ser realizada no início da próxima semana.