A inauguração do novo TPS – terminal de passageiros - do Aeroporto Lauro Kortz estava programada para a próxima quarta-feira, dia 23. Além da presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, havia a expectativa pela presença do presidente Jair Bolsonaro. Na segunda-feira, 21, pela manhã as agendas foram alteradas e a solenidade em Passo Fundo cancelada. No Rio Grande do Sul, o ministro da Infraestrutura também participaria da inauguração do Contorno de Pelotas. Trata-se da duplicação de mais de 20 km nas BRs 116 e 392. A vinda do ministro ao estado foi cancelada. Já o presidente, na quarta-feira irá a Pernambuco para o lançamento da Pedra Fundamental da Escola de Sargentos e seguirá para Águas de Quixadá (CE), onde lançará a Força Tarefa das Águas. Também os paramentares que estariam na inauguração do terminal, retiraram Passo Fundo da agenda. Nova data seve ser definida nos próximos dias.
Aeronaves militares
A pista do Aeroporto Lauro Kortz já está em condições operacionais. Porém, de acordo com NOTAM E0515/22, está fechada até 31 de março. A nota foi emitida em 07 de março, alterando o fechamento anterior. Desta vez permite a operação de aeronaves militares em coordenação com a administração do aeródromo. Enquadra-se nessa condição o Legacy da FAB que, ontem, trouxe o ministro Onyx Lorenzoni a Passo Fundo. Ainda deverá operar o avião-laboratório do GEIV, aguardado nesta semana para nova aferição dos PAPIs.
Teleconferência
Para tratar sobre os últimos detalhes técnicos para a reabertura do aeroporto, segunda-feira, as 17 horas, houve uma teleconferência entre representantes do DAP, ANAC, Secretaria da Aviação Civil e Ministério da Infraestrutura. Após o cumprimento de todas as exigências da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto de Passo Fundo já está em condições de ser reaberto. Assim, o DAP – Departamento Aeroportuário do RS está solicitando a emissão de um novo NOTAM. Sem os PAPIs, exigência para operação de motores a reação pura, a pista poderá receber aviões a pistão e turboélices, atendendo a demanda de aeronaves particulares e de empresas. Depois da liberação do sistema de sinalização. que será aferido em voo, as empresas aéreas Gol e Azul devem retomar as operações em Passo Fundo.