Frente Parlamentar discute criação do Estatuto do Pedestre em Passo Fundo

Reunião foi motivada pelos altos índices de atropelamentos que ocorrem, tanto na faixa, mas, especialmente, pelo não uso dela

Por
· 2 min de leitura
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Passo FundoFoto: Divulgação/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro realizou, na manhã de terça-feira (22), uma reunião para discutir a criação do Estatuto do Pedestre, bem como a instituição do Dia Municipal do Pedestre em Passo Fundo.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Frente, vereador Wilson Lill (PSB) e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Evandro Meireles (PTB), dos vereadores Alberi Grando (MDB), Gio Krug (PSD) e Tadeu Trindade (PDT), do Secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, do Coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito, Emerson Drebes, da Diretora da Coleurb, Paula Bulla, do representante da Rádio Uirapuru, Rogério Alencar, dos representantes do CFC AutoTec, Antônio Carlos e Paulo Rigon, e do psiquiatra Albino Scieleski.

A reunião foi motivada, segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara dos Vereadores, pela necessidade de uma campanha especial de conscientização sobre o uso e o respeito da faixa de pedestres, considerando os altos índices de atropelamentos que ocorrem, tanto na faixa, mas, especialmente, pelo não uso dela. “A Frente Parlamentar é um instrumento que dialoga com a comunidade, que quer garantir a mobilidade, mas ao mesmo tempo, garantir a segurança e nós temos percebido, ao longo dos trabalhos, uma lacuna, que é a falta de um estatuto do pedestre, porque o código diz que o pedestre tem a preferência, pois o maior cuida do menor, no entanto, entendemos que esta preferência não é absoluta e estatuto pode trabalhar essas questões”, ponderou Lill.

Durante a reunião, algumas situações foram apontadas como agravantes para os altos índices de atropelamentos, como o uso do celular, tanto por motoristas, quanto pelos pedestres, o que causa distração e contribui para a ocorrência dos incidentes. Paralelamente, o fato de que muitos pedestres não usam a faixa para atravessar a via. “As pessoas estão com pressa e, ao invés de andarem mais dois metros e atravessar na faixa, preferem cruzar a rua de qualquer jeito, sendo que fora da faixa, eles perdem a preferência e se tornam vítimas de incidentes, muitas vezes graves e fatais”, reforçou Lill.


Proposta

Nesse sentido, a Frente Parlamentar apresentou a proposta da criação de um Estatuto do Pedestre e, a partir dele, a instituição do Dia Municipal do Pedestre, em Passo Fundo, com o objetivo de trabalhar ações de conscientização sobre o uso e o respeito da faixa. Dados no Núcleo de Educação para o Trânsito revelam que, de 2014 para 2021, o número de mortes no trânsito reduziu em 70%, mesmo tendo ocorrido um aumento de 114 mil para 135 mil o número de veículos em Passo Fundo. “Foi em meados de 2014 que a Rádio Uirapuru lançava a campanha Se Liga na Faixa, em parceria com a Coleurb e demais órgãos ligados ao trânsito da cidade, e que produziu muitos frutos, então, a ideia é retomar ações como essa, buscando reduzir cada vez mais os índices de mortes no trânsito de nossa cidade, especialmente causados por atropelamentos”, lembrou Lill.

Uma minuta do projeto de criação do Estatuto do Pedestre foi encaminhada para todos os participantes da reunião, para que façam suas considerações e sugestões, e tragam para apresentação no último encontro de trabalho da Frente Parlamentar, que será realizado no próximo dia 5 de abril. Além de abordar elementos que regram o comportamento dos pedestres no trânsito, o Estatuto prevê a data de oito de agosto como o Dia Municipal do Pedestre, uma referência a imagem dos Beatles utilizando a faixa de pedestres na Abbey Road, em Londres, clicada pelo fotógrafo Iain McMillan, no dia oito de agosto de 1969. 


Gostou? Compartilhe