Passo Fundo é finalista em prêmio de empreendedorismo econômico promovido pelo Sebrae

11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece iniciativas de fomento à economia local e a valorização de programas que incentivem a inovação e a modernização da gestão pública. Município participa na categoria Cidade Empreendedora, com o programa Acelera Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Foto: Michel Sanderi/PMPFFoto: Michel Sanderi/PMPF
Foto: Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A construção de políticas públicas focadas na retomada da economia e nas iniciativas de fomento ao empreendedorismo local e modernização da gestão pública na área do desenvolvimento econômico, levou a Prefeitura de Passo Fundo a ser destaque entre os municípios inscritos no 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Indicada como finalista na categoria Cidade Empreendedora, a Administração aguarda com expectativa o resultado da premiação, que será divulgado no dia 19 de abril em uma cerimônia programada para ocorrer na Assembleia Legislativa do Estado.

Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, o prêmio do Sebrae é um estímulo às ações de promoção da economia, fomentadas pela Prefeitura desde janeiro de 2021 com o lançamento do programa ‘Acelera Passo Fundo’.

Segundo Pedro, o Acelera tornou-se referência em inovação e modernização das estruturas administrativas no Município. “Trabalhamos com foco na desburocratização de diversos processos internos, agilizamos a liberação de obras por meio de mutirões, digitalizamos serviços públicos e estimulamos o empreendedorismo local com atividades como o Café com Emprego, por exemplo”, citou Pedro.

Ao inscrever as ações trabalhadas nos 10 eixos do programa Acelera Passo Fundo, a Administração buscou reforçar a importância do projeto como vetor do desenvolvimento em um período de recuperação econômica em decorrência dos efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus na economia local. “Gerar emprego e renda é garantir a retomada da economia. A Prefeitura pode e precisa ser um elo entre quem quer empreender e quem vai se beneficiar desses novos investimentos. Por isso, o Acelera foi concebido não apenas por uma secretaria específica do nosso governo. Ele é um programa transversal, construído de maneira plural e conectado a toda a estrutura da gestão”, reiterou o prefeito.


Resultados positivos

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, analisa que os resultados obtidos pelo Acelera Passo Fundo demonstram a relevância do programa para o município. “Em um dos eixos, por exemplo, foram liberadas mais de três mil obras da construção civil.

Isso gerou efeitos positivos em diferentes segmentos ligados ao setor, aumentando o número de postos de trabalho, o movimento no comércio e também a renda de centenas de famílias”, argumentou Oliveira, citando também que foram aplicadas inovações importantes na Administração Municipal, como a digitalização e a desburocratização de inúmeros processos. “Esse contexto envolvendo a modernização administrativa, geração de emprego e renda, a inovação e o incentivo ao empreendedorismo está sendo reconhecido pelo Sebrae”.


Ações do programa

O Acelera Passo Fundo foi o primeiro programa estruturante apresentado pela gestão Pedro Almeida, em janeiro de 2021. Alocada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa dialoga com as demais áreas da Administração Municipal, promovendo ações que tem como objetivo fomentar a retomada da economia, ampliar a geração de emprego e renda e incentivar a modernização dos processos administrativos. Para o 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram descritas 10 ações e seus resultados, segundo informações da assessoria de imprensa da PMPF.

Gostou? Compartilhe