Preparativos para Bolsonaro inaugurar o novo terminal

Grupo precursor da Presidência da República está em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Equipe precursora pousou na terça-feira à tarde no Lauro KortzEquipe precursora pousou na terça-feira à tarde no Lauro Kortz
Equipe precursora pousou na terça-feira à tarde no Lauro Kortz
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conforme O Nacional divulgou em primeira mão, na edição de hoje, 05 de abril, o novo terminal de Passageiros do Aeroporto Lauro Kortz será inaugurado na próxima sexta-feira, 08, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Também devem participar da solenidade o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O ex-ministro e atual deputado federal Ônix Lorenzoni confirmou presença. A chegada do presidente está prevista para às 14h30 de sexta-feira. Da esfera estadual, deve participar da solenidade do governador Ranolfo Vieira Júnior, porém o Palácio Piratini ainda não confirmou a sua vinda. A Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, gestora da obra, estará representada pelo secretário Luiz Gustavo de Souza, empossado na segunda-feira.


Preparativos

Os preparativos para vinda do presidente da República tiveram início ainda no sábado, 02, quando um major do GTE – Grupo de Transporte Especial da FAB, manteve o primeiro contato com o Aeroporto. Depois, na segunda-feira, obteve novas informações e, terça-feira às 13 horas, informou que um grupo de inspeção decolaria de Brasília. Às 16h33 um Embraer 190, nominado na FAB como VC-2, com a numeração 2591 pousou em Passo Fundo. Mesmo com restrições operacionais, se acordo com os NOTAMs da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, está autorizada a operação de aeronaves militares. Um grupo de mais de 15 pessoas desembarcou e seguiu em micro-ônibus para observar outros locais. O GTE é o órgão responsável pelos voos com autoridades federais. Como trará o presidente Bolsonaro, certamente utilizará o avião presidencial, um Airbus 319. A segunda opção é o próprio VC-2 que esteve em Passo Fundo.


Inspeção final

Nas obras de melhorias do Aeroporto Lauro Kortz, seguindo um anteprojeto elaborado pela comunidade, foi privilegiada a construção de um novo TPS – terminal de passageiros, cujas obras foram concluídas há poucos dias. A pista recebeu melhorias, mas não foi ampliada na largura como era a expectativa. A inauguração do novo terminal estava prevista para o mês de março, foi cancela por problemas na agenda de autoridades federais. O diretor do DAP, Leandro Taborda, nesta quarta-feira estará em Passo Fundo para vistoriar o terminal, o amplo pátio de estacionamento e o acesso à pista. As obras de melhorias na pista, construção no voto TPS e pátio de aeronaves foram realizadas com verba federal com contrapartida do Estado. Com relação à programação oficial da inauguração, Taborda ainda não pode informar detalhes, pois é de competência do gabinete do secretário e do protocolo do Piratini.


Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero, assumiu a gestão do Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo. O contrato com o Departamento Aeroportuário do RS – DAP, prevê que o Lauro Kortz fique sob o comando da Infraero por 24 meses, prorrogáveis ao final do prazo. A gestão terá um custo mensal superior a R$ 250 mil para os cofres estaduais. A Infraero responderá pela administração e operações no aeroporto, incluindo os serviços de pátio, como sinalização de aeronaves e segurança na área.


Operações restritas

Por questões técnicas, o Lauro Kortz opera apenas para voos visuais diurnos e não está liberado para pousos e decolagens de aviões com motorização a reação (jatos). O motivo é a falta de aferição do conjunto PAPI - Precision Approach Path Indicator, sistema de luzes que orientam os pilotos na reta final até o toque da cabeceira 09. As quatro unidades foram substituídas pelo fabricante a OCEM Airfield Technology e, agora, necessitam aferição por aeronave do GEIV. O conjunto da cabeceira 27 foi consertado e houve troca de placas pelos técnicos da Systems Engineer at Sealite. Após a aferição, a ANAC deve emitir um novo NOTAM para, enfim, liberar jatos e as operações por instrumentos (IFR) no Aeroporto de Passo Fundo. As empresas aéreas devem retomar seus slots em seguida. A Azul vende passagens para o destino Passo Fundo a partir de 25 de abril.


Gostou? Compartilhe