A falta de um espaço físico, onde seria possível expor produtos e estabelecer um contato direto com o público, é um desafio constantemente enfrentado por empreendedores que têm nas redes sociais sua única vitrine. É para acolher especialmente esses pequenos negócios locais, que não contam com um espaço próprio, que o bar Ovelha Negra, localizado na Rua Morom, no Centro de Passo Fundo, passou a organizar neste ano feiras abertas ao público em uma área externa nos fundos do empreendimento. A segunda edição do evento, que leva o nome de “Feira no Pátio”, acontece neste domingo (10), das 13h às 20h, com música ao vivo e a presença de cerca de dez expositores locais. A entrada é gratuita.
O empresário Renato Peixoto, que comanda o Ovelha Negra, conta que o desejo de promover feiras no espaço do bar já era uma vontade compartilhada há um tempo entre ele e o sócio Eduardo Farias. A ideia voltou à tona recentemente, segundo ele, depois de uma viagem feita por ambos ao Rio de Janeiro, onde observaram a efervescência das feiras de rua. “Eu, como arquiteta e urbanista, sempre acreditei na importância de a comunidade viver os espaços da cidade, o lazer na rua, não ficar só fechado dentro de casa. Queríamos ajudar a promover isso em Passo Fundo. Por isso, apesar de a feira ser em um espaço privado, ela tem entrada gratuita. E não tem nada melhor do que sair em domingo à tarde para ver os expositores, comer, beber e curtir uma música”, explica Renato.
Além de convidar a comunidade a visitar os espaços existentes no município, se encontrar com amigos e conhecer a vizinhança, a proposta visa ainda fomentar os pequenos negócios artesanais da cidade. “A gente sabe, como empreendedor, o quanto é difícil um negócio sair do chão, principalmente quando se é pequeno e não tem um espaço físico”, comenta sobre a vontade de fortalecer o comércio local e dar visibilidade para pequenos empreendedores. Por isso, a organização do evento busca promover uma rotatividade na programação, renovando os feirantes a cada edição. “A gente também tenta promover projetos de cantores, compositores e bandas da região, de acordo com o nosso orçamento”.
Estreia positiva
A primeira edição do evento, que aconteceu há cerca de um mês, reuniu 13 feirantes com pequenos negócios artesanais da cidade e a apresentação dos músicos Marcus Ferron, Ihago Jury e Irmão Victor. A resposta do público, que circulou em peso pelo pátio, motivou os responsáveis pelo bar a realizarem esta segunda edição. A intenção é que, daqui para frente, o evento aconteça ao menos uma vez por mês.
Programação
A programação deste domingo (10) inclui a apresentação do músico Alexandre Campos, que leva ao evento um pouco de rock e blues clássico, em formato de voz, gaita de boca, guitarra e stomp box, um instrumento de percussão criado pelo próprio artista. O público poderá conferir ainda os doces artesanais da Hera Confeitaria; os produtos aromáticos da Dani Ateliê; os bottons e camisetas da Etc e Tal Bottons; os petiscos vegetarianos da Pinga-Fogo; os sabonetes artesanais e produtos de autocuidado da Olfah Saboaria; os acessórios feitos a mão pela Conexão Arte da Alma; os doces artesanais de Natália Baretta; o trabalho da perfuradora corporal Taut; as flashes tattoos da tatuadora Nat Longhi; um Cantinho Pet promovido pela Arca dos Bichos; além de uma banca de drinks e burgers do próprio Ovelha Negra. A edição também conta com a parceria da Cervejaria Farrapos, que fará o lançamento oficial de um novo rótulo durante o evento.