A editora passo-fundense Physalis lança, neste sábado (9), um romance infantojuvenil criado por um coletivo de escritores durante a pandemia. A obra, que leva o título de “e fiquem bem”, foi escrita a 12 mãos pelos autores Alexandre Brito, Antonio Schimeneck, Caio Riter, Christian David, Gláucia de Souza e Laura Castilhos, entre abril e outubro de 2020.
A história retrata uma situação inusitada: as personagens acordam e seu prédio está cercado por um muro muito alto. Reunindo um tanto de mistério às questões de cada morador preso pelo muro, a história reflete sobre a necessidade de cada personagem aprender a lidar com o muro para enfrentar a aspereza das pedras e encontrar uma saída. Ou várias.
O evento de lançamento, com sessão de autógrafos, acontece a partir das 16h deste sábado, na Associação Chico Lisboa, em Porto Alegre. O livro conta com 304 páginas e custa R$56. A coordenação editorial é de Elaine Maritza e o projeto gráfico de Marta Castilhos.
Seis + 1
Lançada ainda no final de 2019, a ideia de reunir escritores e ilustradores foi sendo maturada e adiada, até que o isolamento físico trouxe mais forte entre os escritores o desejo do encontro, ainda que pela tela. Nas terças à noite, o grupo se encontrava para trocar impressões, falar sobre seus processos e projetos. Os SEIS. "E veio o desejo de ouvir outras vozes. Assim, passamos a convidar uma vez por mês, alguém do mundo do livro para conversar com a gente. E foram várias conversas bacanas. Nós seis; e mais um", explica Caio.
Num dos encontros, Gláucia lançou: por que a gente não cria algo juntos? "Aquela pergunta ficou ressoando, ressoando, até que encontrou um jeito de se fazer realidade. Pensamos em escrever motivados pela pandemia, uma história em que os personagens estivessem impedidos de exercer plenamente sua liberdade de ir e vir. Foram muitas discussões até que se chegou à conclusão de que não queríamos um livro sobre a pandemia, queríamos uma história que pudesse dialogar com o momento que vivíamos", revela.