As provas do processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022 acontecem em todo o Brasil neste domingo (10). Em Passo Fundo, as avaliações serão aplicadas no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), no prédio da Faculdade de Administração e Economia. Para os candidatos às vagas de recenseador, a prova acontece no período da manhã. Já os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) devem realizar o processo no período da tarde.
De acordo com o coordenador regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jorge Bilhar, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa que organiza a seleção, não informou ao órgão o número atualizado de inscrições homologadas na cidade. Os candidatos concorrem a uma das 220 vagas temporárias disponíveis no município. Destas, 194 são para o posto de recenseador, responsável por aplicar os questionários do Censo nos domicílios; três para o cargo de agente censitário municipal, cuja responsabilidade é a de garantir a cobertura de área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; e 23 para agente censitário supervisor, profissional que acompanha, avalia e monitora a produtividade dos recenseadores.
No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição, que pode ser consultado no site da Fundação Getúlio Vargas. Aquele que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo. O IBGE recomenda ainda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.
Como funcionam as provas
A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os candidatos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões, divididas em 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.
Já os candidatos a ACM e ACS farão as provas a partir das 14h30min, com duração de 3h30. O exame terá 60 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.
O conteúdo da prova está detalhado no edital. O IBGE disponibilizou uma apostila de conhecimentos técnicos para que o candidato tenha acesso às informações necessárias para responder às questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da FGV. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, 11 de abril, também no site da fundação. O resultado final está previsto para 20 de maio.