A Prefeitura de Passo Fundo iniciou o pagamento do auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura habilitados em chamamento público. Ao todo, nesta semana, deverão receber uma parcela única de R$ 800 mais de 200 profissionais. Os recursos são provenientes do Fundo de Apoio à Cultura do Estado, com contrapartida do Município.
O prefeito, Pedro Almeida, avalia que o setor cultural foi um dos mais impactados pelas medidas de enfrentamento da pandemia e o auxílio é um apoio à retomada. “Ao aplicar a contrapartida, o Município reconhece a relevância da cultura para a cidade, que precisa ser valorizada e fortalecida”, considera.
Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, esse é um momento importante para as pessoas beneficiadas. “Esse auxílio chega em boa hora, já que o tempo em que os profissionais da cultura não puderam atuar em suas profissões foi longo. A gestão Pedro Almeida demonstra, mais uma vez, seu comprometimento com as pessoas que vivem e fazem a cultura em nosso município”, enfatiza.
O auxílio foi sancionado pelo governo estadual em 2021. Já o chamamento público do Município foi aberto em janeiro deste ano a fim de selecionar profissionais da cultura, mediante análise criteriosa dos documentos solicitados. Puderam participar trabalhadores com residência comprovada na cidade, que não possuem carteira assinada e que atendiam aos demais requisitos do credenciamento.