APAE inova com projeto “(Cão)partilha afetos”

Por
· 1 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A escola especial da APAE de Passo Fundo recebeu uma nova moradora nesta semana. A Milonga, uma cadela da raça Golden Retriver de seis anos, chegou já distribuindo carinho. Ela faz parte do projeto de cinoterapia da instituição, nomeado de “(Cão)partilha afetos”. A cadela irá morar dentro da APAE e será cuidada pelos alunos e professores. A Milonga foi doada pelo Canil Botucaraí, de Soledade.

A cinoterapia é uma técnica de intervenção terapêutica que pode ser utilizada no trabalho com pessoas com deficiência na estimulação da coordenação motora, desenvolvimento da fala, melhora da postura e do andar. No caso da APAE, o papel da Milonga irá ainda mais longe. A diretora da escola, Claudia Furlanetto, explica que a ideia é trabalhar a afetividade, o cuidado e a responsabilidade. “São valores que pretendemos incentivar e que muitas vezes ficam de lado. Os estudantes vão participar de toda a vida diária da Milonga, como a alimentação, os cuidados com a higiene e as visitas ao veterinário”, destaca. O objetivo é que eles levem o aprendizado com a cadela para casa.

Claudia conta que a escolha pela raça golden foi justamente por ser mais amigável, adaptável e ainda ativa. O projeto é construído com muitos parceiros, entre elas a Clínica Veterinária da IMED, a AuauQimia Pet Shop e a Donna Pet. A comunidade também está convidada a participar doando rações. O telefone de contato é o 3313-133.

A escola especial da APAE vem passando por diversas mudanças. Recentemente teve o seu nome alterado de O Sorriso do Amanhã, para Alice Sana Costi, em homenagem à sua fundadora. 


*Com informações de Assessoria de Comunicação APAE

Gostou? Compartilhe