Participando dos fóruns e plenárias da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios desde a segunda-feira (25), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSD), tem apresentado os programas e as experiências de seu Governo para gestores de todo o país.
“Além do papel político, o evento construído pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) possibilita também uma troca interessante de iniciativas que possam promover o desenvolvimento nacional. Estou aproveitando os espaços dos debates para reforçar o que estamos fazendo em Passo Fundo e como isso tem ampliado os indicadores da gestão”, relatou Pedro.
De acordo com o prefeito, os diversos painéis concentram dados e informações acerca de temas como geração de emprego e renda, políticas públicas e adequações às legislações federais. “Neste sentido, durante a plenária sobre as Cidades Empreendedoras, feita em parceria com o Sebrae na manhã desta quarta-feira (27), destaquei o programa Acelera Passo Fundo e os seus desdobramentos, como o Café com Emprego. É importante salientar as medidas econômicas que estamos trabalhando para garantir que haja mais emprego e renda para a nossa população”, declarou.
Ainda conforme o chefe do Executivo, a realização de uma atividade voltada para o empreendedorismo em paralelo a um dos maiores encontros nacionais de gestores públicos demonstra o quanto é fundamental estabelecer parcerias e implementar medidas que acelerem a desburocratização e a inovação da máquina administrativa. “Já conseguimos evoluir uma série de processos e demandas, reduzindo a burocracia. Mas, é indispensável continuarmos avançando nesta área”, reforçou Pedro.
Transporte Público Coletivo
Após os debates acerca dos desafios e perspectivas para as Cidades Empreendedoras, o prefeito acompanhou o fórum sobre o Transporte Público Coletivo, um dos principais assuntos discutidos pelos prefeitos durante a Marcha, conforme informações da assessoria de imprensa da PMPF. Segundo Pedro, o tema é alvo de diversas manifestações de lideranças políticas por representar uma questão central para muitos municípios.
“O aumento do preço dos insumos tem elevado o valor das passagens em todo o país. Precisamos que o Governo Federal dê atenção a isso e promova a criação de um subsídio da União que nos ajude a garantir a redução do preço da tarifa”, justificou Pedro.