Passo Fundo terá mais de 2,2 mil novos votantes nas eleições deste ano

Evolução do eleitorado local indica crescimento de 1,5% nos cidadãos aptos a votar em outubro

Por
· 2 min de leitura
Neste ano, 959 jovens eleitores votarão pela primeira vez em Passo Fundo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Neste ano, 959 jovens eleitores votarão pela primeira vez em Passo Fundo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Neste ano, 959 jovens eleitores votarão pela primeira vez em Passo Fundo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Faltando um dia para o encerramento do prazo para regularizar o título eleitoral, solicitar a primeira via do documento ou transferir o domicílio eleitoral, Passo Fundo terá mais de 2,2 mil novos votantes no pleito deste ano ampliando de 146,094 para 148,304 o contingente de eleitores, conforme os dados contabilizados pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) até o mês de abril e consultados na segunda-feira (2). 

Essa evolução no eleitorado passo-fundense representa um crescimento de 1,5% na população local habilitada pelo TSE para o exercício do direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República no dia 2 de outubro, data marcada para o primeiro turno. 

Nas estatísticas registradas pelo órgão de justiça, as mulheres representam a maior porcentagem de votantes no município sendo responsáveis por mais de 54% dos votos válidos contabilizados na cidade, enquanto os homens constituem 45,9% do eleitorado local. Comum entre ambos grupos, a faixa etária predominante em Passo Fundo permanece entre 45 a 59 anos, segundo detalha o TSE. 

Motivo de preocupação no começo do ano em razão da baixa procura pelo primeiro título, o que instigou o Tribunal Superior Eleitoral a lançar uma mobilização nacional para estimular a participação dos jovens nas eleições, 431 adolescentes passo-fundenses do sexo masculino estarão aptos a votar neste ano. O número de emissão de novos documentos permaneceu predominante entre as passo-fundenses com idades entre 16 e 17 anos com 528 registros no banco estatístico do TSE. 


Biometria

Embora os indicadores epidemiológicos estejam em queda no país, a coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pelo Covid-19, conforme lembrou o TRE-RS. 

Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazê-lo. Além disso, a cobrança de multa, causada pela ausência às urnas em 2020, está suspensa por determinação do TSE, não havendo necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.

Para o processo eleitoral deste ano, a informatização dos documentos foi apresentada como uma novidade aos eleitores, que poderão, agora, imprimir o título de eleitor em casa a partir do download do documento em formato PDF diretamente na internet. 

Além disso, a versão digital do título eleitoral está disponível no aplicativo e-Título, com a funcionalidade do QR Code para validação de documentos. "A partir deste ano, será possível solicitar os serviços em qualquer cartório do estado, afastando a necessidade de deslocamento do cidadão até o cartório eleitoral onde realizou a inscrição”, reforçou o TRE-RS em comunicado de imprensa. 

Os eleitores que deixaram para regularizar a situações eleitoral perto da data limite estipulada, cujo prazo legal se encerra na quarta-feira (4), podem encaminhar a solicitação por meio do aplicativo JE Digital. Os casos excepcionais, orienta o Tribunal Regional, terão atendimento presencial mediante agendamento na Zona Eleitoral 128 em Passo Fundo, responsável por centralizar a assistência aos votantes. 

Gostou? Compartilhe