Aferição de equipamentos no Lauro Kortz

Avião-laboratório avalia novamente os conjuntos PAPIs

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Voo de aferição do avião-laboratório em Passo Fundo. (Foto: Reprodução -FR24)Voo de aferição do avião-laboratório em Passo Fundo. (Foto: Reprodução -FR24)
Voo de aferição do avião-laboratório em Passo Fundo. (Foto: Reprodução -FR24)
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Na quinta-feira, 05, um elegante jato da Embraer permaneceu por horas voando no circuito do Aeroporto Lauro Kortz. O Legacy 500 é da FAB, nominado como IU-50, e está equipado com aparelhos de precisão para tarefas de Inspeção em Voo e de Radiomonitoragem. Sob responsabilidade do GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo, tem a numeração FAB 3601. A missão em Passo Fundo foi a aferição em voo dos equipamentos PAPIs, instalados nas laterais esquerdas próximos as duas cabeceiras. O sistema PAPI - Precision Approach Path Indicator vem sendo o “vilão” que emperra a reabertura total do Aeroporto de Passo Fundo. O sistema permite uma visualização de luzes vermelhas e brancas que, pelo ângulo de inclinação, indica aos pilotos uma rampa correta de aproximação final até o ponto de toque das aeronaves.

Sequência de problemas

Às 10h52 o Legacy iniciou uma sequência de aproximações pela cabeceira 27 (ao lado da Efrica), realizando medições de ângulos e intensidade de luminosidade de um sistema PAPI. Assim, pelos dois lados da cabeceira, fez uma série de aproximações até às 13h36. Os dois conjuntos PAPIS foram instalados com atraso, integrando as melhorias na pista. Foram aferidos pela equipe do GEIV em 13 de janeiro deste ano, quando as medições detectaram problemas na luminosidade. Após a vinda de técnicos, inclusive do exterior, ocorreram trocas de placas e de um dos conjuntos. Assim, o Lauro Kortz está homologado com restrições para jatos e operações noturnas ou por instrumentos.

Sexta-feira

Nesta sexta-feira, 06, a aferição será na cabeceira 09 (no sentido da cidade). Neste lado todo o conjunto de lâmpadas foi substituído. Depois dessa segunda etapa, os valores das medições serão levados para o DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, onde será expedido um Relatório de Inspeção em Voo. O resultado, se positivo, permitirá a retirada das restrições operacionais no Lauro Kortz.

Passageiros no antigo terminal

Em 25 de abril, os voos regulares de linhas aéreas foram retomados em Passo Fundo. A Azul está operando na ligação do Lauro Kortz com Viracopos, em Campinas. Sem poder utilizar jatos, os voos são realizados pelo turnoélice ATR-72, com capacidade para 70 passageiros. Embarques e desembarques ainda são realizados no antigo terminal de passageiros. O novo TPS, que teve badalada inauguração, não têm uma estrutura interna adequada para dar suporte ao fluxo de passageiros. No local ainda não foram instalados os necessários equipamentos de Raio-X, as esteiras de bagagens, balcões de check-in padronizados pela Infraero, a nova administradora do Aeroporto de Passo Fundo. 

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