Foi empossada na tarde dessa sexta-feira (06), a nova diretoria da Caixa de Pensões e Auxílios dos Servidores Municipais – CAPASEMU. O mandato dos diretores eleitos se estende até 2025. O ato de posse foi realizado no gabinete do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, com a presença da diretoria empossada e também do Procurador-Geral do Município, Adolfo de Freitas, e do secretário de Administração, Fernando Boeira.
O prefeito reforçou a importância da instituição para os servidores do Município. “Desejamos sucesso a nova gestão que dará sequência ao trabalho realizado, fortalecendo o relacionamento transparente com a Administração Municipal. Juntos faremos mais pelo servidor municipal”, afirmou Pedro.
A nova presidente da CAPASEMU, Vera Maria Vieira, agradeceu, em nome de toda a diretoria, a dedicação do ex-presidente, Francisco Xavier, pelo período de 24 anos a frente da instituição. “Somos muito gratos pelo empenho do nosso presidente por todo este tempo, demonstrando sempre a preocupação da instituição com bem-estar dos servidores e na condução de ações pontuais para a CAPASEMU ser o que representa hoje”, disse ela.
Vera Maria também reiterou a relação construtiva entre o prefeito e sua gestão com a instituição. “Tomar posse aqui no gabinete do prefeito representa o respeito da nossa Administração pela CAPASEMU e nossos servidores municipais. Com certeza é mais um momento especial para a entidade”, finalizou.
Composição da Nova diretoria da CAPASEMU
Presidente: Vera Maria Vieira
Dir. Finanças: Marilin Fernanda da Silva
Dir. Saúde: Ana Claúdia de Vargas da Costa
Pres.Conselho Deliberativo: Vilson Mafessoni
Pres.Conselho Fiscal: Luciara Ines de Quadros
Assessor Juridico: Dr. Fábio Borba Ferreira
Histórico da CAPASEMU
A CAPASEMU foi criada em 21 de junho de 1965, através da Lei Municipal nº 1.157, com a finalidade de conceder pensões às viúvas e auxílio-enfermidade e assistência social aos servidores de quadro, ativos e inativos do município de Passo Fundo. Em 03 de Setembro de 1971, através da Lei nº 1.465, na condição de autarquia, a CAPASEMU passou ser a mantenedora do Sistema de Previdência Próprio do Município estabelecendo como fins o pagamento de pensões e prestar assistência médica, odontológica, hospitalar e exames de laboratório.
Por lei, e na condição de Órgão de Administração Indireta do Município, a autarquia CAPASEMU goza de autonomia administrativa, financeira e contábil, sujeita às normas e princípios constitucionais, a legislação federal pertinente e a fiscalização através de auditorias anuais do Tribunal de Contas do Estado.