Após conclusão da análise técnica nesta segunda-feira, às 11h50 o GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo, divulgou os relatórios da aferição dos equipamentos PAPIs junto à pista do Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo. O sistema Precision Approach Path Indicator apresentou problemas e não passou pela primeira inspeção, realizada em 13 de janeiro. Após troca de placas e de algumas unidades, duas sequências de voos foram realizadas na semana passada. Dia 5, terça-feira, um avião-laboratório Legacy, prefixo FAB 3601, aferiu o PAPI da cabeceira 27. No dia seguinte, outro avião, prefixo FAB 3602, aferiu a cabeceira 09, onde concentravam-se os maiores problemas. Foi necessária a troca da lâmpada mais externa da caixa 2. De acordo com o relatório, os dois conjuntos de luzes atendem à regulamentação e operam satisfatoriamente.
O que falta?
Após a divulgação do relatório (RELIV) aprovando o auxílio visual para pousos, foi encaminhado ofício para o SDOP (Subdepartamento de Operações do DECEA) e para o CINDACTA II apresentando os relatórios. Agora, a expectativa é de que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, através de NOTAM ou notificação pela AISWEB, retire as restrições operacionais no Aeroporto de Passo Fundo. Segundo consta no ROTAER (Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas) existem RMK (restrições) para voos noturnos e operação de aeronaves a reação (jato) no Lauro Kortz. Cumpridas essas etapas o aeroporto poderá receber jatos executivos e das empresas Azul e Gol, além de operar por instrumentos e à noite.