Jatos podem operar no Aeroporto Lauro Kortz

Inicialmente, pousos e decolagens de aeronaves à reação dependem de coordenação antecipada; voos noturnos ainda não estão liberados

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PAPI só brilhou na segunda aferição em voo  -  Foto – LC Schneider-ONPAPI só brilhou na segunda aferição em voo  -  Foto – LC Schneider-ON
PAPI só brilhou na segunda aferição em voo - Foto – LC Schneider-ON
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 A semana começou com duas excelentes notícias relacionadas ao Aeroporto Lauro Kortz. Pela manhã, o GEIV divulgou relatórios aprovando os PAPIs e à tarde um NOTAM deu permissão para operações de jatos em Passo Fundo. Assim, parte de uma longa novela aproxima-se do final. Em11 de janeiro de 2021, o Aeroporto Lauro Kortz foi fechado para os trabalhos na pista. A expectativa seria pelo retorno das operações de pousos e decolagens em 12 de maio do ano passado. Obras de recapeamento e melhorias concluídas, mas foram necessárias muitas prorrogações na interdição. Reaberta em 30 de março, a pista tinha restrições para jatos e voos noturnos ou por instrumentos. O empecilho eram os conjuntos PAPIS, uma sinalização luminosa que indica a rampa correta de aproximação final. Ontem, os jatos foram liberados. Falta, ainda, a permissão para operações por instrumentos diurnas e noturnas.

Aferição

Como todos os procedimentos em aviação, a homologação da pista segue o cumprimento de vários requisitos. O sistema Precision Approach Path Indicator apresentou problemas e não passou pela primeira inspeção, realizada em 13 de janeiro. Após troca de placas e de algumas unidades, duas sequências de voos foram realizadas na semana passada. Dia 5, terça-feira, um avião-laboratório Legacy, prefixo FAB 3601, aferiu o PAPI da cabeceira 27. No dia seguinte, outro avião, prefixo FAB 3602, aferiu a cabeceira 09, onde concentravam-se os maiores problemas. Foi necessária a troca da lâmpada mais externa da caixa 2.

Relatórios

Assim, após conclusão da análise técnica na segunda-feira, 09, às 11h50 o GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo, divulgou os relatórios da aferição dos equipamentos PAPIs junto à pista do Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo. De acordo com o relatório, os dois conjuntos de luzes atendem à regulamentação e operam satisfatoriamente. Após a divulgação do relatório (RELIV) aprovando o auxílio visual para pousos, foi encaminhado ofício para o SDOP (Subdepartamento de Operações do DECEA) e para o CINDACTA II apresentando os relatórios.

NOTAMs

No início da tarde de ontem, às 13h57, através de dois NOTAMs (notificações oficiais do DECEA), foram liberadas as operações para aeronaves à reação nas cabeceiras 09 e 27. A publicação das notas E1206 e E1207 pelo AISWEB vigora a partir da publicação. Porém, essa liberação é válida até 13 de julho e as operações devem ser coordenadas antecipadamente com a administração do aeródromo. Segundo consta no ROTAER (Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas) ainda existem RMK (restrições) para voos noturnos e operação de aeronaves a reação (jato) no Lauro Kortz. Agora, segundo as notas publicadas, o aeroporto poderá receber jatos executivos ou das empresas Azul e Gol sob comunicado prévio. As operações por instrumentos e à noite permanecem sob restrição.

Azul e Gol

Desde 25 de abril a Azul está operando na ligação do Lauro Kortz com Viracopos, em Campinas. Por enquanto os voos são realizados pelo turboélice ATR-72, com capacidade para 70 passageiros. Espera-se que em breve a empresa altera sua malha para disponibilizar o Embraer 195, para 118 passageiros, na ligação de Passo Fundo com Campinas. Já a Gol programou seu retorno para 17 de junho, utilizando o Boeing 737-700. Os embarques e desembarques ainda são realizados no antigo terminal de passageiros. O novo TPS, mesmo após badalada inauguração, ainda não conta com uma estrutura interna adequada para dar suporte ao fluxo de passageiros. Ainda faltam os balcões de check-in padronizados pela Infraero, a nova administradora do Aeroporto de Passo Fundo, além dos necessários equipamentos de Raio-X, esteiras de bagagens e outros itens.

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