Mesmo depois de obras de melhorias, os problemas do Aeroporto Lauro Kortz permanecem praticamente os mesmos. As restrições operacionais inclusive aumentaram, com a proibição de operações de aeronaves à reação. Gradativamente, a liberação vem superando a burocracia. Após NOTAM na semana passada, nesta quarta-feira o Diário Oficial publicou a Portaria 8.054, suspendendo a medida administrativa cautelar que proibia aeronaves à reação no Aeroporto de Passo Fundo. A administração do aeroporto é da Infraero e o gestor, Waldecy Rodrigues, explicou que para liberar os jatos aguarda a próxima publicação do ROTAER (dados operacionais legais do aeródromo). A alteração entrará em vigor no próximo dia 26, quinta-feira.
Segurança operacional
A mesma portaria mantém a proibição das operações noturnas “até que o Operador de Aeródromo solicite o seu cancelamento e demonstre o cumprimento das condições definidas no Parecer que fundamentou esta decisão”. Segundo esse parecer, “o aeródromo ainda não reúne condições de receber voos no período noturno”. A justificativa está na deficiência no sistema de proteção da área operacional, pela incapacidade de prevenir a entrada de animais. Ou seja, um velho problema que coloca em risco a segurança operacional. Além disso, pela localização inadequada, o Lauro Kortz sofre com o vento de través de a neblina. Hoje, pouco depois do meio-dia, o voo da Azul que vinha de Campinas, por falta de visibilidade, foi obrigado a alternar para Foz do Iguaçu.