Mateada Solidária celebra os 24 anos da Feira Ecológica

Evento, neste sábado (21), ressalta a promoção da alimentação saudável e trajetória de organizações sociais

Por
· 1 min de leitura
Cerca de 65 famílias viabilizam a ocorrência da Feira do Produtor há mais de duas décadas. (Foto: Arquivo/UPF)Cerca de 65 famílias viabilizam a ocorrência da Feira do Produtor há mais de duas décadas. (Foto: Arquivo/UPF)
Cerca de 65 famílias viabilizam a ocorrência da Feira do Produtor há mais de duas décadas. (Foto: Arquivo/UPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem acordar cedo, neste sábado (21), para percorrer os sete estandes montados na praça Ir. Maria Catarina, na Avenida Brasil Oeste, além de comprar os produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar cultivados em 65 propriedades rurais na região, poderá celebrar os 24 anos da feira ecológica que será comemorado com uma Mateada Solidária. 

Junto aos alimentos, a comunidade local será convidada a degustar bebidas e cultivos típicos dos períodos mais frios do ano acompanhado do chimarrão, cuja água quente e erva-mate serão disponibilizados gratuitamente, segundo explicou o presidente da Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa (Coonalter), Alceu Primel, ao destacar a oferta de produtos levada semanalmente aos passo-fundenses durante as mais de duas décadas. “O consumidor quer comida de verdade, limpo de contaminação. A minha preocupação maior não é venda, é ter produto. A juventude não quer mais se envolver. A geração de mão-de-obra na propriedade rural é bem difícil", observou. 

Além dos 24 anos da Feira Ecológica, serão celebrados os 60 anos da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo; os 15 anos do Projeto TransformAção; os 36 anos do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap); e a Semana Nacional do Alimento Orgânico com a presença das cooperativas de reciclagem, dos grupos vulneráveis atendidos pelas instituições e da cooperativa Cootraempo, com coleta seletiva.


Oficinas

Das 7h às 12h, os consumidores poderão participar de oficinas ministradas por extensionistas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Entre elas, a de reconhecimento e uso de plantas alimentícias não convencionais, além da demonstração de técnicas utilizadas na produção orgânica de alimentos.

As instruções sobre a utilização e formas de preparo dos alimentos da safra e o uso integral dos alimentos estarão integradas, ainda, com o projeto UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa através de uma exposição de fotos relacionadas às atividades de alfabetização junto à Coama e ao Balcão do Consumidor, com a realização de atendimentos e registro de reclamações, e orientações sobre os direitos dos consumidores. 

O Balcão do Trabalhador terá um estande para auxiliar empregados e empregadores a respeito das relações laborais, enquanto o ComSaúde prestará orientações sobre autismo, doação de órgãos e vacina da gripe.

Gostou? Compartilhe